segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Fabricantes globais buscam o pneu mais sustentável




As indústrias químicas também trabalham para tornar a produção de pneus mais sustentáveis. A alemã Lanxess possui o chamado pneu "verde", produzido com matéria prima de alta performance, o que permite melhor desempenho com a redução do uso de combustíveis.

Segundo Christoph Kalla, coordenador de marketing, pesquisa e desenvolvimento (P&D) da unidade de negócios de performance de borracha de butadieno da companhia, a empresa pesquisa matérias primas mais sustentáveis que possibilite a produção desses tipos de pneus. Segundo o executivo, a expectativa é que, até 2015, cerca de 50% dos pneus produzidos no mundo serão sustentáveis.

Atualmente, há pesquisas nos Estados Unidos para a produção de pneus a partir de matéria prima butílica com base em moléculas de milho (o milho é a principal material para a produção de etanol nos EUA). No Brasil, as pesquisas giram em torno do eteno produzido a partir do etanol de cana.

A Lanxess produz pneus de alta performance no mercado brasileiro na fábrica de Cabo de Santo Agostinho (PE). "Essa unidade do Brasil é considerada benchmark nesse quesito", disse Kalla.

Mônica Scaramuzzo
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar