segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Produtores de caprinos e ovinos conhecem plano de trabalho do Denacoop



Objetivo é que as entidades envolvidas na criação de cabras, bodes e ovelhas no país identifiquem a contribuição que o associativismo e o cooperativismo podem dar para impulsionar o setor

O setor produtivo de caprinos e ovinos conheceu em detalhes o Plano de Trabalho do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foi durante reunião da Câmara Setorial da cadeia, nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, em Brasília.

O técnico do Denacoop Luiz Lesse explicou o funcionamento do departamento, os eixos estratégicos, bem como as linhas de atuação do Denacoop. O objetivo da Câmara, segundo o presidente Francisco Edilson Maia da Costa é que as entidades envolvidas na criação de cabras, bodes e ovelhas no país identifiquem a contribuição que o associativismo e o cooperativismo podem dar para impulsionar o setor.

No Brasil são seis mil cooperativas, com nove milhões de associados e geração de emprego estimada em 300 mil. As cooperativas agropecuárias têm papel importante dentro desse negócio, são mais de 1,5 mil coperativas no País e, muitas delas, responsáveis pela exportação direta de US$ 6,1 bilhões. Entre os setores que mais contribuem para o volume comercializado no exterior, o sucroalcooleiro, soja e café.

As entidades também discutiram a situação atual do projeto que está desenvolvendo a planta de referência para abate desses animais, a captação de oportunidades para os setores de ovinocultura e caprinocultura, assim como o estudo zoossanitário da caprinocultura e da ovinocultura no Brasil, desenvolvido pelo Mapa, em parceria com a Embrapa.




Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar