quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Exportações de milho batem recorde em outubro

As exportações de milho do Brasil em outubro atingiram o recorde mensal de 3,66 milhões de toneladas, impulsionadas por preços elevados e uma forte demanda, após a quebra de safra nos Estados Unidos, mostraram dados divulgados pelo governo federal na quinta-feira (01).

O volume também consolida 2012 como o ano com mais embarques do cereal na história. Nos dez primeiros meses do ano, o Brasil vendeu 13,07 milhões de toneladas ao exterior, superando inclusive o recorde de 2007, quando foram registrados embarques de 10,9 milhões de toneladas em 12 meses.

No atual ritmo, o Brasil caminha para superar a Argentina como segundo maior fornecedor mundial de milho neste ano.

O país vizinho sofreu com uma forte seca no início de 2012 e o governo federal impôs um teto de 16,5 milhões de toneladas às exportações de milho. Especialistas acreditam que o Brasil possa bater até 17 milhões de toneladas ao fim de 2012.

O Brasil precisaria apenas manter o atual ritmo mensal, acima de 3 milhões de toneladas, para atingir esta marca.

O país produziu um recorde superior a 72,5 milhões de toneladas na safra passada, em meio a uma disparada no mercado internacional com a quebra de safra dos Estados Unidos, o câmbio favorável às vendas externas e com estoques abundantes.

O volume exportado em outubro rendeu 987,6 milhões de dólares, com a tonelada do milho sendo vendida a 269,8 dólares na média diária.

SOJA E CAFÉ

Por outro lado, a soja --com estoques baixos após vendas intensas nos últimos meses-- teve queda nas exportações em outubro ante setembro.

Em outubro foram embarcadas 906,9 mil toneladas da oleaginosa, contra 1,68 milhão no mês anterior.

Já o café acelerou o ritmo de exportações, com 2,66 milhões de sacas de 60 kg embarcadas, contra 1,96 milhão em setembro, mas abaixo das vendas de outubro de 2011, que foram de 2,86 milhões de sacas.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar