terça-feira, 17 de abril de 2012

Sistema permite cultivo de duas culturas nobres na mesma safra



Os produtores irão conferir no 16º Dia de Campo Agro Norte, que será realizado no próximo dia 14, em Sinop (MT), os resultados do sistema de produção que utiliza o plantio de soja em outubro e o cultivo de arroz precoce em janeiro.

De acordo com o gerente de pesquisa da Agro Norte, Gabriel Rodrigues o sistema permite ao agricultor a produção de duas culturas nobres em uma mesma safra.

“Este é o casamento perfeito, pois o produtor fará a rotação de cultura com uma leguminosa e uma gramínea em um mesmo ciclo, o que irá melhorar a qualidade físico-química do solo, além de quebrar ciclos de pragas e doenças”, informou Rodrigues.

A soja e o arroz são culturas de hábitos e exigências nutricionais diferentes. A soja possui sistema radicular profundo, o que promove a reciclagem de nutrientes em camadas mais profundas. O sistema radicular do arroz é mais desenvolvido e superficial, realizando uma maior aeração e oxigenação do solo após a colheita.

Pesquisas revelam que o arroz gera diversos benefícios quando incluso em sistemas de rotação de cultura, além de ser mais uma opção lucrativa ao agricultor.

“Com o plantio de duas culturas nobres o produtor consegue ter aumento da renda total da fazenda e otimiza também o aproveitamento de maquinários sem a necessidade de novos investimentos”, complementou o gerente de pesquisa da Agro Norte.

O produtor pode diversificar ainda mais suas opções de lucro se adicionar a este cenário o boi. Atualmente vários produtores utilizam o arroz na renovação de pastagem e em sistemas de integração lavoura-pecuária.

“Com o desenvolvimento tecnológico o produtor passou a ter a seu alcance ferramentas que o auxiliam para que consiga obter os melhores resultados possíveis no campo, entre eles um leque maior de possibilidades de lucro, como é o caso da rotação de cultura e do arroz na renovação de pastagem”, declarou Rodrigues.

Dentro do sistema, a soja tem um ciclo de 90 a 95 dias. O arroz ANa 5011, variedade precoce da Agro Norte, tem ciclo de 90 dias.

“O produtor irá colher no início de abril. O período crítico de maior necessidade hídrica será na pré-floração ao enchimento dos grãos, o que ocorrerá entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março, na qual os índices pluviométricos são satisfatórios”, explicou o gerente de pesquisa da Agro Norte.

A média de produtividade é de 53 sacas de soja por hectare e de 65 sacas de arroz ANa 5011 por hectare.

“Após o plantio da soja existe uma facilidade no controle de ervas daninhas na cultura do arroz. O fato de possuírem exigências nutricionais diferentes, principalmente com relação a micronutrientes, gera incremento na produtividade das duas culturas”, frisou Rodrigues.

O 16º Dia de Campo Agro Norte, começa a partir das 07h30 e será realizado na sede da empresa localizada na BR 163, Km 841, saída para Alta Floresta.




Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar