terça-feira, 17 de abril de 2012

UNICA vê ganhos significativos com novo terminal da Copersucar



O novo Terminal Multimodal de Ribeirão Preto (SP), inaugurado pela Copersucar na segunda-feira (12/03), reduz custos para o setor sucroenergético ao aumentar a eficiência no transporte de açúcar por via ferroviária, e traz benefícios para o meio ambiente ao eliminar 42 mil viagens de caminhões por ano no trecho Ribeirão Preto-Santos. A avaliação sobre o novo terminal é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

“O terminal aumenta sensivelmente a capacidade de escoamento da produção no maior pólo açucareiro do País, o Estado de São Paulo (SP). Intensificar o uso de ferrovias reduz custos com o transporte rodoviário do produto, o que resulta em menos emissões de dióxido de carbono (CO2) e mais mobilidade,” afirma o presidente da UNICA, Marcos Jank. Segundo o presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza, o modal ferroviário responde atualmente por 50% do transporte de açúcar a granel, e a meta da companhia “é fazê-lo chegar a 70% dentro do atual plano de investimentos até 2015,” afirma.

A operação ferroviária é uma parceria entre a Copersucar e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que permitiu a reforma de 500 vagões dedicados exclusivamente à Copersucar. O novo terminal absorveu parte dos R$ 2 bilhões que serão aplicados pela Copersucar nos próximos três anos para aperfeiçoar a distribuição do açúcar para os mercados doméstico e internacional.

Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho da Copersucar, a maior comercializadora de açúcar e etanol do Brasil, a implantação de projetos de infraestrutura e logística é mais um passo para o fortalecimento da liderança da empresa no setor sucroenergético.

“Essa operação vem aumentar nossa competitividade e agregar valor aos resultados,” ressalta. A obra, que está preparada para operar 24 horas por dia, ampliará a capacidade de movimentação de 150 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas de açúcar por ano até o Porto de Santos.

Por dia, serão dez mil toneladas adicionais embarcadas com destino ao litoral paulista. O terminal também ganhou um novo armazém para a estocagem de 70 mil toneladas de açúcar. A estrutura do complexo é composta ainda por um sistema de recepção rodoviária (moega), esteiras transportadoras e o sistema de carregamento de vagões (tulha) de trem.

A cerimônia de inauguração realizada no interior de SP teve a presença da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, de empresários do setor sucroenergético e acionistas da Copersucar.

O novo Terminal Multimodal de Ribeirão Preto (SP), inaugurado pela Copersucar na segunda-feira (12/03), reduz custos para o setor sucroenergético ao aumentar a eficiência no transporte de açúcar por via ferroviária, e traz benefícios para o meio ambiente ao eliminar 42 mil viagens de caminhões por ano no trecho Ribeirão Preto-Santos. A avaliação sobre o novo terminal é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

“O terminal aumenta sensivelmente a capacidade de escoamento da produção no maior pólo açucareiro do País, o Estado de São Paulo (SP). Intensificar o uso de ferrovias reduz custos com o transporte rodoviário do produto, o que resulta em menos emissões de dióxido de carbono (CO2) e mais mobilidade,” afirma o presidente da UNICA, Marcos Jank. Segundo o presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza, o modal ferroviário responde atualmente por 50% do transporte de açúcar a granel, e a meta da companhia “é fazê-lo chegar a 70% dentro do atual plano de investimentos até 2015,” afirma.

A operação ferroviária é uma parceria entre a Copersucar e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que permitiu a reforma de 500 vagões dedicados exclusivamente à Copersucar. O novo terminal absorveu parte dos R$ 2 bilhões que serão aplicados pela Copersucar nos próximos três anos para aperfeiçoar a distribuição do açúcar para os mercados doméstico e internacional.

Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho da Copersucar, a maior comercializadora de açúcar e etanol do Brasil, a implantação de projetos de infraestrutura e logística é mais um passo para o fortalecimento da liderança da empresa no setor sucroenergético. “Essa operação vem aumentar nossa competitividade e agregar valor aos resultados,” ressalta. A obra, que está preparada para operar 24 horas por dia, ampliará a capacidade de movimentação de 150 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas de açúcar por ano até o Porto de Santos.

Por dia, serão dez mil toneladas adicionais embarcadas com destino ao litoral paulista. O terminal também ganhou um novo armazém para a estocagem de 70 mil toneladas de açúcar. A estrutura do complexo é composta ainda por um sistema de recepção rodoviária (moega), esteiras transportadoras e o sistema de carregamento de vagões (tulha) de trem. A cerimônia de inauguração realizada no interior de SP teve a presença da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, de empresários do setor sucroenergético e acionistas da Copersucar.





Fonte: UNICA

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