terça-feira, 17 de abril de 2012

Unica vê "avanço importante" na mistura do E15 nos EUA




O primeiro requerimento para a adoção de 15% de etanol misturado à gasolina nos Estados Unidos, o chamado E15, já foi aprovado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, em inglês) do país e deve se tornar passo decisivo para o futuro também do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar no Brasil, na avaliação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Um aspecto importante deste avanço refere-se à viabilidade técnica do E15 nos automóveis americanos.

"A questão técnica é muito relevante e o avanço no cronograma para ratificar o E15 nos Estados Unidos (EUA) é crucial porque sepulta uma série de dúvidas que existiam. Uma delas, recorrente, é de que os motores dos automóveis americanos não teriam um bom desempenho com a mistura, o que os estudos da agência ambiental dos EUA desmentem," avalia Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA. Ele lembra, contudo, que o maior ganho com o E15 é ambiental, já que o etanol é um combustível que ajuda na diminuição de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A representante para a América do Norte da UNICA, Leticia Phillips, explica que o processo para aprovação do E15 nos EUA é complexo e tem sofrido sucessivos atrasos. "As empresas que desejam usar o combustível precisam submeter à EPA um plano padrão de esclarecimento ao consumidor. Este plano, aliás, já foi referendado pela Associação de Combustíveis Renováveis (RFA em ingles)," afirma. Depois disso, acrescenta Phillips, há ainda uma série de procedimentos envolvendo adesivos de esclarecimento que serão colocados nas bombas de combustíveis e medidas para garantir que a mistura ocorre nos padrões estabelecidos.

"Esperamos que não haja mais atrasos em todo esse processo. Desde a década de 70 que o Brasil mostra ao mundo que é possível usar misturas elevadas de etanol de forma segura e eficiente, o que contribui para da diminuição dos GEEs. Os consumidores americanos merecem essa alternativa," conclui a representante da UNICA em Washington.

Fonte: Agro Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar