quinta-feira, 20 de outubro de 2011
EUA: senadores pedem mais rigor com especulação em commodities
Reguladores norte-americanos devem votar na terça-feira a adoção de limites mais rigorosos sobre a especulação nos mercados de commodities, de acordo com duas cartas de senadores para a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC), pedindo mais rigor com a especulação.
O senador Bernie Sanders (independente, de Vermont) afirmou que a regra avaliada pela CFTC "vai mudar pouco ou nada" a limitação dos traders especulativos em commodities, que segundo ele puxam os preços para cima. "Num momento em que o povo americano está vivenciando preços extremamente elevados do petróleo e da gasolina, isso seria simplesmente inaceitável", escreveu Sanders em carta ao presidente da CFTC, Gary Gensler.
A senadora Maria Cantwell (Partido Democrata, de Washington) também enviou uma carta à Comissão na sexta-feira, dizendo que a proposta atual não é forte o suficiente. "Estou profundamente preocupada com relatos de que a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities está propondo uma política que vai aumentar a ameaça de manipulação de preço e volatilidade nos mercados de commodities", afirmou Cantwell.
Sanders e Cantwell há tempos vêm pressionando os cinco membros da CFTC para que adotem limites sobre a especulação. A CFTC deve votar os limites sobre especulação em uma reunião pública nesta terça-feira.
A Comissão vem trabalhando em novas regras, mas encontrou dificuldades para chegar a um consenso, de modo que cancelou duas votações recentes sobre a questão. Por meio da lei de regulação financeira Dodd-Frank, do ano passado, o Congresso conferiu à CFTC mais poderes para impor limites, tendo janeiro como prazo para proposta das primeiras normas - que a agência fracassou em cumprir.
A CFTC apresentou uma proposta em janeiro para limites de posição em 28 commodities e recebeu 13 mil comentários públicos. A ideia é que a regra limite a especulação excessiva nos mercados de commodities, mas ainda há muito debate sobre o que constitui um comportamento excessivo e se a especulação tem culpa na alta dos preços das matérias-primas. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário