segunda-feira, 15 de julho de 2013

Colheita volta a ganhar força no Paraná

Colheita volta a ganhar força no Paraná depois de ser interrompida pelas chuvas das últimas semanas; qualidade do grão pode ser comprometida em algumas regiões

O sol voltou a brilhar nos campos paranaenses depois de um longo período de chuvas que ameaçou o início da colheita do milho segunda safra. Aliviados com a estiagem, os produtores começam a colocar as colheitadeiras para trabalhar. Nas regiões Oeste e Noroeste, a colheita está bem adiantada e alguns agricultores já somam mais de 60% da área colhida. No Norte pouco foi retirado do campo devido ao plantio tardio da segunda safra.

Até o momento, em todo o Estado, 8% de uma área de 2,17 milhões de hectares semeada com milho neste ciclo foi colhida. Neste mesmo período da safra anterior, 12% da lavoura já tinha sido colhida. De acordo com a pesquisadora do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Juliana Yagushi, na média das últimas três safras, na mesma época 14% da área plantada com o grão já havia sido colhida.

Juliana afirma que o atraso neste inverno se deve ao excesso de chuva ocorrido em junho. "Foi um dos mais chuvosos da história", avalia. Os estragos causados pelos efeitos climáticos ainda estão sendo apurados. "Por enquanto, o índice de perda de grãos está em torno de 6%. Percentual que está dentro da média de tolerância", completa a pesquisadora. Porém, ela revela que há produtores em determinadas regiões que registraram um índice de perda superior a 20%.

Os técnicos do Deral estão encontrando dificuldades de mensurar os índices de perdas, pois a instabilidade do clima não está permitindo que façam o levantamento de campo. Diferentemente do Oeste e Noroeste do Estado, Juliana observa que a região Norte pode se beneficiar com o plantio tardio, já que as chuvas ocorreram em pleno período de floração do grão.

Produção
Mesmo com um cenário não tão bom em comparação ao ciclo anterior, no que se refere ao clima, Juliana acredita que esta safra dará bons resultados aos produtores. De acordo com dados do Deral, a produção de inverno deverá ser recorde, chegando a 10,93 milhões de toneladas, 10% a mais do que o registrado no ciclo 2011/12. Um dos motivos apontados pelo crescimento da produção é a alta de 6% na área plantada. Neste ciclo, o Paraná destinou uma área superior a 2,16 milhões de hectares para o cultivo de milho segunda safra. Ao todo, com as safras de verão e inverno, o Estado deve colher perto de 18,05 milhões de toneladas do grão.




folhaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar