terça-feira, 4 de junho de 2013

Unica quer que consumidor volte a fazer a conta da paridade etanol X gasolina




Um dos objetivos da campanha Coloca Etanol - O Combustível Completão é incutir na mente dos consumidores de combustíveis a importância de se voltar a fazer a conta da paridade etanol X gasolina. Segundo o diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Adhemar Altieri, em entrevista à TV UDOP, a "conta é sempre favorável ao etanol".

Altieri se refere ao caráter econômico do biocombustível no comparativo com a gasolina. Segundo especialistas, o etanol rende 30% a menos que a gasolina, por isto, seu preço deve ser menor que 70% do praticado no combustível fóssil para que o mesmo seja competitivo. "Na maior parte dos postos de São Paulo e em pelo menos três estados: Paraná, Mato Grosso e Goiás, o etanol já é economicamente viável", destacou o diretor de Comunicação.

Segundo Altieri, a "campanha também quer que as pessoas voltem a fazer a conta, para entenderem a realidade e não saírem falando, simplesmente, que o etanol está pela hora da morte. O etanol representa a estrutura de custos hoje para produzi-lo e a realidade de mercado, porque são as forças de mercado que geram esse preço que você paga".

Sobre a campanha Etanol Completão, Adhemar Altieri explica que a Unica decidiu retomar as ações promocionais neste ano, depois de quase 40 dias de campanha realizada no final do ano passado."O pensamento agora é fazer uma coisa permanente. A conclusão a que se chegou, é que você não pode ficar anos fora da mente do consumidor, aparecer de vez em quando, fazer uma campanha e ir embora. Isso é uma discussão antiga do setor, que deve haver uma frequência, uma manutenção da ideia por trás do etanol, dos benefícios doetanol perante o consumidor", explicou.

Ainda segundo Altieri, o setor está errando ao não se colocar perante o consumidor corretamente, com uma versão uniforme e correta dos fatos. "Quando você fica fora da mídia, fora da cabeça das pessoas, começam a se instalar mitos e ideias equivocadas, como o que acontece supostamente com o carro flex, motivos e explicações estapafúrdias para a oscilação de preços do etanol etc. Tudo isso é fruto de você não estar se comunicando. Hoje temos um pensamento de que precisa botar um freio nisso e para isso é necessário estar presente. Então a campanha agora é menos intensa, mas ela está presente, todo mundo percebeu que ela voltou, e voltou, no nosso pensamento, para ficar".

Para o diretor de Comunicação da Unica, o consumidor tem uma série de outras preocupações em mente, e não está fazendo a conta se vale a pena abastecer com este ou aquele combustível. "A preocupação que acaba passando à frente das outras na hora de abastecer, é o preço. Então você tem que retomar o diálogo com o consumidor e lembrá-lo de certas coisas. Por exemplo, tem muita mudança na realidade do país nos últimos anos. Então uma pessoa que há seis, sete anos, fazia conta para saber se colocava etanol ou gasolina no seu carro flex, hoje não está fazendo conta. O que acontece é que as pessoas basicamente pararam de fazer a conta e elas pegam o preço do etanol que têm na mente, de seis, sete anos atrás, quando pagavam o etanol a R$1,05 o litro, e acham um absurdo o preço atual. Temos que explicar para ela, que naquele momento ela não estava vivendo uma realidade séria, porque se essa realidade persiste, o setor acaba. Você não pode viver de margem negativa `forever´, não vai dar certo isso".

Ainda na mesma linha de raciocínio, Altieri destaca que o consumidor deve ser alertado para o fato, por exemplo, do congelamento do preço da gasolina. "Exceto esse aumento de 6,5% que teve no início do ano, os preços da gasolina estão congelados desde 2005. Que outro preço você conhece que é igual a 2005? Tem alguma coisa importante na sua vida que custa igual a 2005? Não tem. Seu salário é igual a 2005? Também não. Então, é evidente que o etanol sofreu uma evolução de preço. A gasolina não. Então, o consumidor precisa aprender, que não pode concluir que é o etanol que está pela hora da morte, porque se a gasolina custasse o que ela tem que custar, você ia achar o etanol uma pechincha", argumenta Altieri.

Concluindo a entrevista, o diretor de Comunicação da Unica destaca que a campanha Etanol Completão quer dar esse recado com consistência, com frequência, para mostrar aos consumidores os benefícios que eles terão ao abastecerem seus carros com etanol, benefícios que jamais terão com a gasolina. "A gasolina nunca vai te dar ar mais limpo, nunca vai te dar mais emprego que o etanol, nunca vai te dar divisas, ela queima divisas, porque tem que ser importada e vendida abaixo do preço aqui. Nunca o etanol causará prejuízo para a Petrobras, o etanol ajuda a Petrobras, porque ela tem que encontrar menos gasolina, porque aumentou a mistura. Quer dizer, todos esses benefícios reais para a sociedade que o etanol produz, além deles você tem também preço nesse momento, mas você precisa fazer a continha, e a campanha visa voltar este hábito aos consumidores", finaliza.


Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar