sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sojicultores de Sapezal/MT dão a largada desta nova safra




Mesmo sob chuvas irregulares e esparsas movimentação recomeça


Sapezal, município a cerca de 480 quilômetros ao noroeste de Cuiabá, garantiu por mais um ano consecutivo, a poleposition da nova safra brasileira de soja, ao dar início ao plantio no início desta semana. As condições de clima e solo estão longe de serem as ideais, mas grandes produtores como o Grupo André Maggi aceleram as plantadeiras com o objetivo de logo no início de 2013 fazer a segunda safra com algodão e milho.

Com o start vindo do oeste mato-grossense, Mato Grosso abre a temporada 2012/13 com a expectativa de mais um recorde de produção ao projetar colheita de 24,13 milhões de toneladas, 12,9% maior que o recorde anterior.

Como explica o ex-presidente do Sindicato Rural e produtor, José Guarino Fernandes, as chuvas na região estão esparsas e com intervalos que não garantem umidade ao solo após quase 90 dias de estiagem. “As informações que nos chegam são as de que quem começou ou vai começar nos próximos dias, estará plantando no pó. É arriscado”, frisa. Plantar no pó significa dizer que o solo ainda está seco. Guarino se prepara para plantar no início do próximo mês.

O grupo Bom Futuro, pertencente à família de Eraí Maggi Scheffer, e que sempre lidera o plantio no Brasil, disse nessa terça-feira (18), por meio de um de seus herdeiros, que não iniciou os trabalhos de semeadura e que ainda aguarda por mais chuvas. No local, cerca de 30 milímetros de precipitações foram registrados.

A região oeste, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) deverá cobrir nesta safra 1 milhão de hectares (ha), 9,4% a mais que os 955,90 mil da safra 2011/12, o que representará cerca de 13% da área destinada à soja no Estado na safra 12/13. Sapezal é o principal produtor da região e deverá semear pouco mais de 362 mil ha.

Para esta quarta-feira (19) é aguardada a largada da região Centro-Sul – conforme a divisão regional feita pelo Imea -, com o plantio em Diamantino, cidade a pouco mais de 200 quilômetros de Cuiabá. Como explica o produtor e delegado da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Altemar Kroling, no último final de semana as chuvas foram boas na região, com reportes de até 60 mm e 70 mm. “Na segunda-feira eu planejava plantar no final do mês. Agora, penso em antecipar para o dia 25”, anuncia.





Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar