terça-feira, 13 de março de 2012
Safra piauiense de grãos deve crescer 4,5% esse ano, prevê Conab
As chuvas que atingiram o Sul do Piauí, em fevereiro, fizeram com que a previsão da safra piauiense, para neste ano, aumentasse de menos de 1% para 4,5%, em apenas um mês. A estimativa é que os produtores do Estado colham quase 2,4 milhões de toneladas de grãos, pouco mais de 100 mil toneladas a frente da colheita registrada em 2011. Os dados são do 6º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na quinta-feira (08).
O crescimento previsto de 4,5% da safra piauiense é o 11° no ranking nacional de alta, que tem como líder o Distrito Federal com aumento de 15,6% na colheita deste ano. Entretanto, o índice do Piauí é bem superior a média nacional, que ao invés de crescimento na safra deste ano prevê queda de 3,1%, na comparação com a colheita de 2011. Mas, caso se confirma à previsão a safra piauiense, ela será a maior da história do Estado. A do ano passado, que fechou e pouco mais de 2,2 milhões de toneladas, já foi recorde.
A soja continua sendo a propulsora deste crescimento. Os produtores da cultura no Estado, estão prevendo colher mais de 1,316 milhão de toneladas de grãos, uma alta de quase 16%, frente ao que foi colhido em 2011. A soja, sozinha, representa mais da metade de toda a safra de grãos piauiense. A área plantada de soja no Piauí também registrou crescimento de 14% em relação ao ano passado, com mais de 438 mil hectares de área plantada, principalmente nos cerrados piauienses.
Na região Norte-Nordeste, a área cultivada cresceu 9,8%, passando de 1,95 milhão, para 2,14 milhões de hectares. Destaque para o crescimento de 14,4% no Piauí, com 438,8 mil hectares. O Estado da Bahia é o maior produtor, com uma área plantada de 1,11 milhões de hectares. A estiagem iniciada em final de fevereiro/12 no Estado da Bahia ainda não tinha causado perdas nas lavouras. A colheita já iniciada na região, no mês de fevereiro teve a seguinte distribuição: Maranhão 12%, Piauí 8% e Bahia 4%.
Quanto às outras culturas produzidas no Piauí, somente duas: Arroz e Milho têm previsão de queda quanto à safra colhida ano passado. De acordo com os dados da Conab, a safra de arroz deve cair 0,4% esse ano, e de milho a queda deverá ser de 10,8%. Já o algodão deverá ter uma alta de 19,2% na safra deste ano, na comparação com a de 2011. Outra que deve crescer acima dos dois dígitos é a mamona, com previsão de alta de 12,5%.
Fonte: Portal AZ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário