quarta-feira, 7 de março de 2012

Preços devem voltar a subir em SP em março, prevê Fipe



O movimento de queda de preços verificado na cidade de São Paulo em fevereiro não deve se repetir em março, segundo as estimativas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avance 0,20% neste mês. No mês passado, o IPC caiu 0,07% após subir 0,66% em janeiro.


A retração do indicador em fevereiro foi puxada por alimentos e transportes, que tradicionalmente ficam mais caros nesta época do ano. No mês passado, porém, os alimentos caíram 0,98% e os transportes tiveram baixa de 0,16%. "A deflação foi uma surpresa para nós. No fim de janeiro, projetávamos alta de 0,53% para o IPC em fevereiro", diz Rafael Costa Lima, coordenador do indicador.

Os grupos que mais ajudaram a baixar os preços em fevereiro, no entanto, devem voltar a subir em março. Para alimentos, a expectativa da Fipe é de alta de 0,11%, enquanto os transportes devem ficar 0,09% mais caros. "A liquidação de estoques de etanol promovida por um grande produtor, que derrubou o preço do combustível no mês passado, não terá mais efeito neste mês", observa Lima. Ele ainda destaca que com a perspectiva de uma safra neste ano inferior à de 2011, os preços do álcool devem subir. Em fevereiro, o combustível teve queda de 3,72%.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar