sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Queda na safra não diminui confiança de fornecedores do setor sucroenergético




Mesmo com a quebra na safra da colheita da cana-de-açúcar e a parada antecipada das usinas, após três quedas consecutivas no ano, o índice de confiança dos fornecedores do setor sucroenergético voltou a subir.

Passou de 0,52 em agosto, para 0,56 em outubro, de acordo com estudos feitos pela AgroFEA (núcleo de pesquisa em agronegócios) da USP de Ribeirão Preto.

"Além da retomada dos investimentos no período da entressafra, outro fator que explica esse aumento de confiança é que algumas empresas do setor estão atendendo a demanda de outros setores da economia, como petróleo-gás e a indústria de celulose", afirma o professor Maurício Jorge Pinto de Souza, um dos coordenadores do estudo.

De acordo com ele, a expectativa dos gestores é que a demanda desses setores continue aquecida.

Durante o mesmo período, a confiança do empresariado industrial brasileiro, medida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), teve uma queda de 1,8, ficando em 0,54.


Índice

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS) é uma ponderação que reflete a maneira pela qual os gestores avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, o setor de fornecedores do setor sucroenergético e à própria empresa.

Os indicadores variam no intervalo e 0,00 a 1,00. Valores acima de 0,50 pontos indicam empresários confiantes.

Os pesquisadores aplicam um questionário para gestores de todo o território nacional, sobretudo nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, em especial no Estado de São Paulo. Nesta última rodada foram entrevistadas 105 empresas.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar