sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Executivo diz que cana pode recuperar pastagens




O estado de Mato Grosso do Sul já tem uma área total de 600 mil hectares plantados com cana-de-açúcar, afirmou Roberto Hollanda Filho, presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), durante a abertura do CanaSul 2011, que acontece em Dourados (MS) e termina nesta quarta-feira (09/11). Além deste número, Hollanda apontou que o setor gerou, em 2011, 29 mil empregos diretos na região e que os canaviais poderão se expandir sobre pastagens degradadas no estado.

De acordo com o executivo, o estado caminha para ocupar a liderança na cadeia de produção sucroenergética nos próximos anos. "Já somos o terceiro maior empregador do Brasil", afirmou Hollanda, destacando que a economia do estado está se desenvolvendo rapidamente a partir de unidades fabris. "Todos temos consciência dos impactos positivos em cada região, principalmente com o desenvolvimento de projetos sociais e ambientais".

Durante o evento, Hollanda destacou a necessidade de políticas públicas para que a produção de etanol não atravesse crises, como a que está sendo sentida nos últimos anos. "O etanol precisa de um tratamento semelhante dado a gasolina, por exemplo. Isso não significa um aumento de preços, mas em medidas que possam contribuir para que o setor cresça fortalecido", aponta.

Mato Grosso do Sul, tradicionalmente, é uma região dedicada à pecuária de corte, o que provocou o esgotamento de várias regiões (pastagens degradadas). O presidente da Biosul defendeu a plantação de cana-de-açúcar nestas áreas, como uma medida para alavancar os hectares plantados com a matéria-prima do etanol e preservar o meio-ambiente.

"Não existe mais a monocultura. Hoje, nosso setor cresce 86% em cima de pastagens degradadas e as recupera. O estado tem muito espaço para crescer, em qualquer cultura, sem nenhum prejuízo à geração de alimentou ou ao meio-ambiente".


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar