sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Análise do mercado de soja para o momento atual

Os fundamentalistas concordam que o mercado atua com 2 fatores que movimentam os preços, que são: os fundamentais e os fatores eventuais.

Fundamentais são regidos pelo ´produto` que o consideram como definição de ´soberano` e tudo que se relaciona a partir do produto é derivativo, até propriamente os contratos futuros em bolsas que representam esse mesmo produto. Fundamentalismo então, é a capacidade de produzir uma
mercadoria, assim como, sua relação com o consumo (ou matriz de consumo que, assim como, o setor produtivo, tem caracteristicas diferenciadas em estrategia e desempenho). A essencia dessa relação é traduzida por ´oferta e demanda`, auferida por medidas de desempenho da relação entre ambas.

Portanto, esgota-se a capacidade da importancia da ´oferta` pelo limite do desempenho do ´consumo` e vice-versa. O desequilibrio desta relaçao é regulado pelo preço do produto (mercado).

Eventuais não se perpetuam, mas por determinado tempo influenciam e promovem oscilações nos preços de mercado, mas nunca capaz de influir na capacidade decisiva da relação ´oferta e demanda`, por determinado produto sazonal, já que estamos nos referindo a produtos agrícolas.

Faz todo o sentido muitos analistas, atualmente, fazerem referencias que os preços estão em movimentos ´eventuais`, mais especificamente abordando a atual crise financeira da zona do euro.

O entendimento maior da atual crise de suprimento global, deflagrou a partir do ano 2000, quando o crescimento das economias emergentes superaram as economias dos países desenvolvidos, detonando um potencial de consumo que se tornou maior que a capacidade de produção. Sempre lembrando que a equação de difícil solução é que alguns produzem para todos consumirem.

Sendo mais pragmático, até porque afirmei que o mercado poderia realizar os preços minimos no dia 4 de outubro (ontem), não por sabia o que aconteceria com os movimentos dos ´eventuais `, mas porque a história do mercado ofereceu este registro.

Ainda baseado na escola fundamentalista, os preços para produtos agrícolas deverão voltar a trabalhar em patamares mais altos, pelo menos, a soja deverá voltar a praticar o intervalo de 12,50 a 14,50 dlrs/bu. Mesmo que o problema da zona do euro persista por mais tempo, porque a principal caracteristica dos ´fatores eventuais` sempre tiveram um período de existência com rápido envelhecimento ou morte súbita. (fator eventual).

Estamos hoje, no limbo ou estado gasoso, ou seja, a passagem do estado liquido para o sólido, que ainda poderá oferecer forte volatilidade. Até ontem, todos eram vendedores (liquidos) mas a partir de hoje, muitos outros se tornaram compradores (sólidos).

A prevalecer a história do mercado de soja, passaremos a um melhor desempenho altista a partir de novembro, ou ainda na segunda quinzena de outubro.




Fonte: Liones Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar