quarta-feira, 8 de maio de 2013
Inflação já afeta negócios do grupo São Martinho, diz Fábio Venturelli
O presidente do grupo sucroalcooleiro São Martinho, Fábio Venturelli, vencedor pelo segundo ano consecutivo do prêmio "Executivo de Valor" no setor de açúcare álcool, acredita que, para crescer, o país precisa ter políticas públicas claras. "Não pode ser uma agenda de crescimento a qualquer custo. Não adianta ser consumidor de produtos de baixa qualidade ou ser um produtor de itens de qualidade questionável", afirma Venturelli. "A política pública tem que ser condizente com um crescimento sustentável", diz o executivo.
A inflação mais alta já vem afetando os negócios da companhia, sobretudo com impacto vindo do maior preço dos insumos e na folha de pagamento. "Tudo o que a indústria tenta ganhar de produtividade para ser mais competitiva perde na inflação. Essa escalada inflacionária é uma grande ameaça", diz Venturelli.
A inflação do custo da mão de obra e a escassez de profissionais no mercado vêm tornando esse encargo muito representativo, segundo o executivo. "Por outro lado, tanto os preços do etanol quanto do açúcar, oscilam conforme a oferta e a demanda. Não estão vinculados à inflação", compara Venturelli.
Por isso, na visão do executivo da São Martinho, a inflação é o problema econômico mais preocupante, seguido do câmbio e da mão de obra, seguido da demanda fraca, do custo do crédito bancário e da inadimplência dos clientes.
A 13ª edição do prêmio "Executivo de Valor", concedido pelo Valor, reconhece as habilidades em gestão em 2012 de 23 gestores, um de cada setor da economia do país. Os prêmios estão sendo entregues hoje pelo presidente do Valor, Alexandre Caldini Neto, e pela diretora de redação do jornal, Vera Brandimarte, em evento realizado no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.
Fabiana Batista
Fonte: Valor Econômico
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