terça-feira, 23 de abril de 2013

ONS prevê aumento de 2,3% do consumo de energia em abril




O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o consumo deenergia no sistema totalize 62.060 MW médios neste mês. O número é 2,3% superior ao observado em igual período do ano passado.

De acordo com a última revisão do programa mensal de operação de abril, disponibilizada nesta sexta-feira pelo operador, a carga de energia no subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve apresentar queda de 0,8% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2012, totalizando 37.176 MW médios. Na avaliação do operador, a queda prevista se deve a um desempenho mais fraco do segmento industrial e a ocorrência de temperaturas mais amenas em relação à média histórica para esse período.

Na mesma comparação, o ONS prevê aumento de 12,8% do consumo de energia no Nordeste, para 10.236 MW médios e crescimento do consumo nas regiões Sul e Norte, de 5,1% (10.373 MW médios) e de 0,4% (4.276 MW médios), respectivamente.

O ONS também divulgou o custo marginal de operação (CMO) do sistema para a próxima semana. O valor médio caiu de R$ 149,67/MWh, nesta semana, para R$ 126,89/MWh a partir de segunda-feira. Como o CMO é utilizado para a formação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), a tendência é que o preço de energia de curto prazo para a próxima semana sofra uma queda.

Segundo o ONS, a queda nos custos de operação é influenciada pela ocorrência de chuvas em volume maior que o esperado. "A previsão de vazões continuou sendo o parâmetro cuja atualização ocasionou o maior impacto nos custos marginais de operação", informou o operador, no documento.

De acordo com o órgão, no início da próxima semana, a atuação de uma frente fria "poderá ocasionar precipitação em pontos isolados da bacia do rio São Francisco". Também está previsto um volume de chuvas significativo na bacia do rio Tocantins

O operador manteve a indicação de despacho (operação) de 14.330 MW médios de geração termelétrica na próxima semana. O objetivo do governo é aumentar o nível dos reservatórios hidroelétricos, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde o volume de estoque está em 60,9%, com alta acumulada de 6,8 pontos percentuais em abril.

Rodrigo Polito
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar