segunda-feira, 4 de março de 2013

Leite pode estar contaminado com micotoxinas

As chamadas “micotoxinas”, substâncias tóxicas produzidas por fungos, também podem estar presentes no leite. Estas toxinas podem até provocar o surgimento de tumores, quando ingeridas frequentemente e em grande quantidade.

Publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a RDC nº 07/11 estabelece os limites máximos tolerados (LMTs) para micotoxinas em alimentos. No caso do leite, o limite máximo tolerado (LMT) de Aflatoxina M1 é de 0.5 ppb.

Segundo Alan Castro, farmacêutico e especialista científico na divisão de segurança alimentar da Genese Produtos Diagnósticos, empresa distribuidora de kits, testes para diagnósticos e equipamentos médicos, o leite é um alimento ingerido em alta quantidade e requer um grande cuidado por parte dos fabricantes, além de necessitar um controle dos produtos acabados, conforme preconiza a legislação brasileira.

Uma metodologia bastante empregada para a detecção das micotoxinas é o ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), que pode ser utilizada para realização de triagem de amostras e apresenta um custo menor em relação a outras metodologias como, por exemplo, a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), que exige um alto investimento em função de equipamentos, insumos, manutenção e profissionais qualificados.


Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar