segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Tegma tem lucro 14% maior no terceiro trimestre
Em um período marcado pelo bom desempenho no segmento de bens de consumo, com destaque para telecomunicações e comércio eletrônico, e pela recuperação da venda de veículos no mercado nacional, a Tegma informou que o lucro atribuível aos acionistas subiu 14% no terceiro trimestre em relação a igual intervalo de 2011 e correspondeu a R$ 32,9 milhões.
A receita líquida da companhia aumentou 25% e somou R$ 497 milhões. Do total bruto, R$ 451,2 milhões partiram do segmento de logística automotiva, alta anual de 20%, enquanto R$ 161,3 milhões foram gerados pela divisão de logística integrada, cuja expansão foi de 34% ante o terceiro trimestre de 2011. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado da Tegma totalizou R$ 58,4 milhões, crescimento de 5,7%, enquanto a margem Ebitda ajustado caiu de 13,9% para 11,8%.
O número de veículos transportados pela empresa entre julho e setembro atingiu um total de 356.564 unidades, um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2011.
"Observamos uma série de fatores que contribuíram para a recuperação das vendas de veículos. Além da queda dos preços ocasionada pela isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e pelos descontos oferecidos pelas montadoras, percebemos uma gradual melhora nas condições de financiamento de veículos", afirmou a Tegma no balanço, ressaltando que segue otimista em relação às vendas nos próximos trimestres.
Em teleconferência com analistas, as perguntas estiveram concentradas no projeto de crescimento da operação de distribuição fracionada. O diretor-presidente da Tegma, Gennaro Oddone, afirmou que espera uma melhora nas margens de logística integrada ainda neste ano, já que a maior parte do investimento na divisão foi feita até o terceiro trimestre. A margem Ebitda ajustado do segmento caiu de 9,4% para 2%.
"A margem deve ter uma melhora a partir do quarto trimestre e já deve ficar acima de 10% no segundo trimestre do ano que vem, mas ainda com possibilidade de crescimento", disse Oddone.
Segundo o executivo, o número de centros operacionais próprios e de terceiros subiu de 46 para 90, do início do ano até o fim de outubro. Com isso, a empresa passou a ter capacidade para atender mais de 1.000 municípios brasileiros, ante um total anterior pouco acima de 300.
"Já evoluímos algo como 75% do total do projeto e ainda temos 25% a percorrer, mas temos a programação de que (os investimentos) serão feitos até o segundo trimestre de 2013. Tínhamos o interesse de acelerar o máximo possível para atingir 75% de nosso projeto até o fim de outubro para estarmos preparados para atender melhor os clientes principalmente no Natal", afirmou.
Beatriz Cutait e Tatiane Bortolozi
Fonte: Valor Econômico
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