segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Chuvas fortes e contínuas impedem o avanço do plantio de arroz no RS



No momento apenas 16% da área destinada ao arroz foi semeada

As áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria provocam chuvas em todo o Estado do Rio Grande do Sul desde o início do mês de outubro. As chuvas que vêm ocorrendo com certa frequência e, principalmente com altos acumulados não permitiu ainda que muitos agricultores iniciassem o plantio de arroz no Estado. O Rio Grande do Sul é responsável pela produção de 65% do arroz consumido em todo país.

Na safra do cereal deste ano, os produtores destinaram uma área de mais de 1 milhão de hectares. No momento, apenas 16% desta área foi semeada, o que representa cerca de 166 mil hectares em todo Estado. A cidade de Uruguaiana é uma das grandes produtoras de arroz do Sul do país, e nesse mês foram cinco dias de chuva forte no município e o acumulado já chegou a 140mm, um número alto se comparado com a média para outubro, que é de 162mm.

Mesmo com as fortes chuvas até o momento não foram observadas prejuízos. Os altos volumes de chuva representam também uma boa notícia para os produtores de arroz, pois permitem uma ocorra uma elevação dos níveis das barragens e demais reservatórios em todas as áreas produtoras de arroz do Rio Grande do Sul. Essas condições são favoráveis para o andamento do plantio da nova safra 2012/13 desse cereal.

Em Santa Catarina a situação é um pouco mais tranquila, pois o plantio está bem mais adiantado q no Estado vizinho. Até agora 36% das áreas catarinenses destinadas ao arroz já foram semeadas e como os reservatórios estão com bons níveis de água, o desenvolvimento das plantas ocorre normalmente não há nenhum registro de anomalias que possam causar danos à cultura.

As atividades de campo ficaram interrompidas nesse começo de semana no Rio Grande do Sul, mas a partir desta quarta-feira a frente fria que está sobre o Estado começa a avançar para outros Estados. Segundo os meteorologistas da Somar, na quinta-feira as chuvas deverão dar uma trégua e com isso os produtores poderão voltar a realizar o plantio.




Fonte: Tempo Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar