sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Usina Diana registra recordes diários na safra 2012/13
Os colaboradores da Usina Diana têm muito a comemorar. A unidade, localizada em Avanhandava/SP, registrou alguns recordes históricos nos dois últimos anos, reflexo de mais de R$ 70 milhões investidos nas áreas agrícola, industrial e socioambiental.
Segundo informações do conselheiro da usina Diana, Ricardo Junqueira, no ranking das 30 maiores moagens diárias de 2006 a 2012, 22 foram registradas neste ano. O recorde da unidade foi a moagem de 5,3 mil toneladas de cana, em 19 de maio. Quanto à fabricação de açúcar, o recorde foi conquistado em 21 de agosto, com a produção de 8,8 mil sacas da commodity.
"Nossa media diária de moagem era de 3,2 mil toneladas de cana/dia, passamos para mais de 3,7 mil na última temporada e estimamos chegar a 4,2 mil toneladas/dia nesta safra. Estes números são resultado dos investimentos dos últimos dois anos", ressalta Junqueira.
Na área agrícola, a unidade investiu na compra de equipamentos e no plantio e recuperação decanaviais. Desde agosto de 2010, a usina reformou e plantou mais de 5 mil hectares de cana-de-açúcar. A previsão até o final deste ano é chegar a 6 mil hectares, o que significa dizer que a unidade reformou 60% do total da área cultivada com cana.
A Diana investiu ainda na estrutura de laboratórios e na capacidade industrial. "Nossa produção deaçúcar cresceu muito. Saímos de uma média diária de 3,9 mil para 5,9 mil sacas/dia. Passamos das 45 mil toneladas de açúcar para 60 mil toneladas no ano passado e devemos passar das 70 mil toneladas neste ano", ressalta o conselheiro.
A unidade ainda deverá receber investimentos na ampliação da capacidade de geração de bioeletricidade, com pretensão de exportar a partir de 2014, entre 6 a 8 megawatts de energiacogerada através da queima do bagaço da cana-de-açúcar. Ainda, projeta para 2015 a produção de 100 mil toneladas de açúcar.
Investimentos sociais e ambientais
Nos últimos dois anos, a Usina Diana investiu em ações sociais e ambientais. Destaque para a implantação da gerência de meio ambiente que coordena entre inúmeras ações, a classificação de resíduos, recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e coleta seletiva de lixo.
Na área social, o grupo oferece cursos de qualificação profissional para colaboradores e comunidade em geral, além de apoiar ações regionais ligadas ao esporte, saúde e educação.
Clima não altera estimativa de safra
Mesmo com mais um ano de clima adverso - desta vez foi o excesso de chuva em maio e junho - está confirmada a estimativa de moagem de 1 milhão de toneladas de cana nesta temporada. Segundo o conselheiro da unidade, a programação foi replanejada para atingirem as metas iniciais. "Confirmamos todos os números inicialmente planejados , com a ressalva de que talvez, tenhamos de esticar um pouco o final de safra inicialmente planejado", finaliza Ricardo Junqueira.
Greizi Ciotta Andrade
Fonte: Agência UDOP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário