terça-feira, 7 de agosto de 2012
Seca pode provocar perda de 85 mi de toneladas na safra de milho dos EUA
As perdas na safra de milho dos Estados Unidos são irreversíveis e os números que serão divulgados pelo Usda (Departamento de Agricultura dos EUA) na próxima semana vão ficar bem distantes dos da estimativa inicial de 376 milhões de toneladas.
A previsão do mercado é de 291 milhões de toneladas, mas as estimativas mais pessimistas já apontam para apenas 270 milhões. Se confirmado, esse volume será o menor desde os 256 milhões da safra 2003/4.
O cenário para a soja também não é bom, mas ainda é muito difícil uma estimativa para a produção.
As lavouras estão prejudicadas, mas, se houver melhora nas condições climáticas neste mês, a produtividade ainda poderá se recuperar, segundo Daniele Siqueira, da AgRural.
O problema, segundo ela, é que as indicações são de temperaturas acima do normal e chuvas abaixo da média para este mês.
Uma estimativa bem conservadora indica 80 milhões de toneladas nos EUA, bem abaixo do potencial de 90 milhões iniciais, diz Siqueira.
Alguns analistas, no entanto, não acreditam nesse número e apostam em retração da produção para 70 milhões de toneladas, o menor patamar desde 2003/4.
Essa quebra de safra nos Estados Unidos, após forte recuo também na América do Sul, permitiu a recuperação dos preços, inclusive no mercado brasileiro.
Soja e milho são negociados por valores 21% e 15% superiores aos de há um ano em Chicago. Já em Nova York, as chamadas "soft commodities" (café, açúcar e suco) têm perdas de até 42% nesse mesmo período.
Mauro Zafalon
Fonte: Folha de S. P.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário