terça-feira, 7 de agosto de 2012
Produtores rurais do Acre comemoram a colheita da safrinha do milho
Com o objetivo de aumentar a capacidade de colheita dos produtores de milho o Governo do Estado está disponibilizando máquinas colheitadeiras para ajudar os produtores. O uso do equipamento agrícola não é a única novidade na propriedade de João Paraná, ele está colhendo o milho safrinha, plantio feito fora da época normal, para aproveitar a terra, o que garante a produção no ano inteiro.
“A colhedeira vai nos ajudar muito, vamos conseguir colher até 1.500 sacas de milho por dia. Estamos muito satisfeitos, ninguém vai sair daqui para outro canto, porque quem trabalha ganha. Nossa renda tem melhorado bastante, porque também estamos trabalhando com a rapadura. Uma pessoa que trabalha dentro da agroindústria ganha cerca de 1.500 reais, por mês, e isto muda a vida de qualquer trabalhador”, detalhou João Paraná.
A agroindústria Opção produz 12 mil rapaduras por dia e toda a produção está sendo absorvida pelo Governo e distribuída na merenda escolar. Esta é uma das atividades da cooperativa que beneficia cerca de 200 famílias. E para ver de perto o trabalho destes produtores o governador Tião Viana foi visitar a propriedade que fica localizada na BR-317. O governador estava acompanhado dos secretários de Produção, Lourival Marques, e de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Edvaldo Magalhães, e também do deputado federal, Sibá Machado.
“O governo está de mãos dadas com o produtor rural é um novo tempo de produtividade. Todo mundo voltou a acreditar na produção rural. E nós temos uma cadeia produtiva, o setor de comércio e de indústria interagindo. Este produtor está tirando 80 sacas de milho por hectare no período de safrinha, quando na safra normal ele tira 85. Isto garante lucro líquido 48 mil reais”, comemora Tião Viana.
De acordo com o secretário de Produção, o apoio do Governo do Estado aos produtores vai desde a assistência técnica, com emprego de novas tecnologias, como a mecanização e o uso de calcário, até o acesso ao crédito, e a compra da produção. “Estamos fortalecendo a agricultura familiar. As máquinas agrícolas ampliam a capacidade de colheita de maneira extraordinária. Assim estamos valorizando o homem que acredita na capacidade do trabalho.”
O esforço da comunidade em ampliar a produção e ter oportunidade de melhorar a qualidade de vida no campo, a partir do aumento da renda foi pontuado pelo deputado federal Sibá Machado. “O governo chegou apostou e hoje nós estamos comemorando a novidade, que é a colheita da safrinha do milho”.
Fonte: Agência de Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário