sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Principais doenças que afetam o feijão e a melhor forma de manejá-las
Confira entrevista com Ademir Santini, Gerente de Hortifrúti da Bayer CropScience para a Região sul fala sobre as principais doenças que afetam a cultura do feijão, bem como a melhor forma de manejá-las.
1. Em termos de mercado, como está o feijão hoje?
O mercado de feijão indica excelente projeção, incluindo boa remuneração ao produtor para plantio que ocorrerá agora no período conhecido como “safra das águas”, o qual terá inicio agora em agosto. O cenário atual apresenta baixos estoques no mercado nacional, além de alta de commodities, como soja e milho fazem com que ocorra uma redução da área de plantio para a cultura do feijão. Dessa forma haverá menos oferta do produto com manutenção dos preços de comercialização em alta.
2. Quais são as principais doenças que afetam esta cultura?
As principais doenças são: antracnose, mancha angular, mofo branco, ferrugem e alternaria.
3. Que tipos de perdas essas doenças podem representar para a produção nacional de feijão?
Se não manejadas corretamente e de forma preventiva, essas doenças podem provocar reduções significativas na produtividade, alcançando perdas com patamares acima de 80% da colheita. O importante é que o produtor tenha em mente a importância do manejo preventivo, obedecendo a fase de desenvolvimento da cultura.
4. De que forma o manejo integrado de doenças e as boas práticas agrícolas podem ajudar o produtor a amenizar estas perdas?
O feijão apresenta algumas características como, por exemplo, um ciclo curto em relação a outras culturas, o que a torna mais suscetível a certas doenças e deixa o produtor com um tempo menor para reagir quando a cultura é afetada. Desta forma, a integração das boas práticas agrícolas e o manejo preventivo das principais doenças são fundamentais para amenizar as perdas.
Para isto, o produtor precisa realizar um bom planejamento antes do início do plantio, considerando fatores importantes como a correção de solo e adubação conforme recomendação; utilização de sementes de boa qualidade; tratamento das sementes com fungicidas e inseticidas; plantio na época correta para a região; população de plantas adequadas e manejo preventivo das doenças da parte aérea.
5. Como as novas tecnologias podem auxiliar o produtor no controle das principais ameaças que atacam a cultura do feijão?
Novas tecnologias são fundamentais para que o produtor aumente a produtividade na cultura do feijoeiro e para que não haja perda na colheita. A partir desse cenário e com o compromisso de apoiar o produtor no acesso ao que existe de mais moderno, a Bayer CropScience lançou no mercado o fungicida FOX® para a cultura do feijão. Inovador, o produto apresenta como principal modo de ação a não germinação dos esporos, o que evita sua penetração na planta. O produto proporciona prolongado período de proteção e age em todas as fases do fungo permitindo com que a planta se desenvolva melhor. O resultado é mais produtividade.
Fonte: Bayer CropScience
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário