quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Governo lança programa de melhoramento genético da pecuária paraense
O Governo do Estado aproveitou a Feira Agropecuária de Paragominas, que foi aberta no sábado (11), para a efetivação de várias medidas na área do campo. Na oportunidade, foi realizada a reunião do Conselho do Agronegócio do Estado do Pará (Consagro-PA) e a reunião do Conselho Consultivo do Projeto Pecuária Verde, que teve apoio do Fundo Vale. Ainda foi assinado um protocolo de intenções com o objetivo de promover o desenvolvimento da silvicultura e um termo de cooperação com o objetivo de fortalecer o projeto Farmaviva, de incentivo ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Estado a partir da implantação de um laboratório de fitoterápicos em Paragominas. O secretário Hildegardo Nunes representará o governador nesses eventos.
Durante a reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte do Consagro-PA, no dia 17, será lançado o Programa da Modernização e Melhoramento Genético da Pecuária Paraense, numa ampla parceria com associações de criadores de zebus e bubalinos, Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas. “O objetivo é nós termos plantéis de alta qualidade genética que possam ser multiplicados para que isso chegue ao produtor, particularmente ao pequeno e médio produtores”, explicou Hildegardo Nunes.
A reunião do Conselho Consultivo do Projeto Pecuária Verde, na tarde desta sexta-feira (10), terá a participação de representantes do Fundo Vale e dos consultores técnicos do projeto, professores Mateus Paranhos, Moacyr Corsi e Ricardo Ribeiro, especialistas nas áreas de manejo e recomposição de reserva legal, que estão monitorando as propriedades que participam do projeto, considerado exemplo para a redução de impactos ambientais das atividades produtivas e recuperação de áreas degradadas.
O protocolo de intenções para o desenvolvimento da silvicultura, que será assinado também nesta sexta-feira, envolve a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), que representa o Governo do Estado, a Prefeitura de Paragominas, Embrapa, Ufra e empresas de reflorestamento. A Sagri espera “fortalecer a pesquisa para desenvolver sistemas de produção adequados à nossa realidade”, segundo o secretário. O Governo do Estado, por meio da Sagri, vai dar o suporte logístico e apoio financeiro para o desenvolvimento desses trabalhos.
O termo de cooperação do Farmaviva será assinado entre a Prefeitura de Paragominas e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o apoio da Sagri, que foca nos agricultores familiares que vão produzir essa matéria prima a sua atenção.
Bavária
Neste sábado (11) também chegam a Paragominas os integrantes de uma missão da Bavária, na Alemanha, que está visitando o Estado com o acompanhamento do secretário Hildegardo Nunes. A missão tem a participação do reitor da Universidade Weihenstephan-Triesdorf de Ciências Aplicadas, que é uma universidade tradicional no setor rural na Alemanha, que poderá colaborar na proposta de reformulação do ensino profissionalizante que está sendo conduzida no Estado pelo secretário Especial de Estado de Promoção Social, Nilson Pinto, com o objetivo de chegar a uma universidade tecnológica para dar formação prática a profissionais de nível superior capazes de atender a demanda do setor produtivo. No dia 16, também será realizado durante a Feira Agropecuária de Paragominas um Workshop Tecnológico Leite e Derivados a cargo do Sebrae.
Fonte: Agência Pará
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário