segunda-feira, 23 de julho de 2012
Usina Lins tem ATR superior ao esperado e superávit de 5% na produtividade
Nem as chuvas do final do mês de junho atrapalharam os índices de ATR da Usina Lins, do Grupo Batatais. Em entrevista para a TV UDOP, o gerente de divisão industrial da Usina Lins, Sebastião Cirino Filho, falou da qualidade da matéria-prima que chega na indústria e dos investimentos para a próxima temporada.
A Usina Lins está com os açúcares totais recuperáveis (ATR) superior ao apresentado por outras unidades, assim como se apresenta superior a média apresentada pelo último relatório apresentado pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), cujo acumulado mostrava índice de 118,56 kg de ATR por tonelada desde o início desta temporada. "O ATR está superior ao ano passado e ao planejamento da unidade. No acumulado, estamos com uma média de 133 kg/ton de cana, o nosso índice diário é de 135 kg/ton", explica.
Hoje, 100% da colheita e do plantio é mecanizado na Usina Lins. Durante o processo de implantação dessa nova realidade mecânica, a unidade precisou se adaptar a algumas situações para não prejudicar a qualidade do produto final. "Ficamos atentos ao desponte, porque acaba recebendo muita palha na indústria, mas isso está sendo acompanhado e administrado. Também não podemos lavar acana quando vem com impurezas por isso temos que fazer um bom tratamento de caldo", ressalta.
Safra 2012/13
Tradicionalmente, o Grupo Batatais inicia a safra em março e finaliza em dezembro. Nesta safra, as atividades iniciaram em 1º de maio com previsão de término em novembro. Entretanto, as chuvas do mês de junho modificaram estes prazos. "Estimamos um superávit de 5%, por isso prevemos que a safra se estenda até o final do mês de dezembro", alerta. A previsão de moagem para essa temporada é de 1,4 milhão de toneladas de cana.
Para a próxima temporada, a unidade investiu no plantio de recuperação e de crescimento, um total de nove mil hectares. Só de plantio de crescimento foram feitos sete mil hectares. A estimativa de moagem para safra 2012/13 é de 2,2 milhões de tonelada de cana-de-açúcar.
Usina Batatais
A Usina Batatais, também do grupo Batatais, localizada em município paulista de mesmo nome, prevê moer 3,4 milhões de toneladas de cana. Para a próxima temporada, o grupo realizou o plantio de cinco mil hectares da matéria-prima e a previsão é uma moagem de 4 milhões de toneladas de cana.
Confira matéria completa exibida pela TV UDOP, clicando aqui.
Greizi Ciotta Andrade
Fonte: Agência UDOP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário