sexta-feira, 4 de maio de 2012
Índia retoma vendas externas e preços do açúcar recuam
A percepção de que a oferta global de açúcar pode ser mais confortável do que se imaginava empurrou para baixo os preços da commodity ontem no mercado internacional. Os lotes doaçúcar para entrega em julho na Bolsa de Nova York caíram 1,91%, para 20,55 centavos de dólar por libra-peso. A Índia, segundo maior produtor mundial de açúcar e maior consumidor, anunciou a retirada temporária de limites sobre o volume das exportações. O país, que controla rigorosamente os embarques para evitar instabilidade dos preços domésticos, pretende com a medida abrir alternativas para que as usinas vendam logo o açúcar, acelerando os pagamentos aos produtores de cana.
A decisão surgiu no mesmo momento em que o Brasil, maior fornecedor mundial, começa a colhercana. Embora o clima seco em fevereiro e março tenha despertado preocupações com o tamanho da safra do País, que deve ser menor do que o esperado inicialmente, chuvas ao longo do mês de abril pesaram nos preços. Além disso, muitos países importadores, como a Rússia, tiveram uma grande produção no ano passado e agora estão comprando menos.
Outro mercado com queda expressiva de preços ontem foi o de trigo. Segundo analistas, uma expedição de safra realizada nos Estados Unidos está analisando as lavouras e percebendo que a produção da safra de inverno pode ter volume recorde. Assim, o contrato do trigo para entrega em julho caiu 4,43% na Bolsa de Chicago, influenciando os outros grãos: o milho fechou em baixa de 2,78% e a soja, de 1,23%.
Filipe Domingues
Fonte: O Estado de S. Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário