quarta-feira, 25 de abril de 2012

Moagem da cana já começou na região




A safra da cana-de-açúcar na região de Araçatuba já começou. A primeira unidade a iniciar a produção na região foi a Usina Diana, de Avanhandava, no dia 9 de abril. Amanhã tem início a moagem na unidade de Clementina da Clealco, que no início da semana passada começou a moer experimentalmente o sorgo para a produção de etanol na unidade de Queiroz.

Segundo estimativas da única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a safra 2012/13 no Centro-Sul, maior região produtora do País, deve totalizar 509 milhões de toneladas de cana moída. Esse volume representa um crescimento de 3,19 % se comparado ao total processado na safra anterior, que foi de 493,26 milhões de toneladas.

Já o primeiro levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, prevê aumento de 5,4% na produção de cana-de-açúcar na temporada 2012/13 em todo País.

Isso acontecerá graças à recuperação do rendimento médio das lavouras de 2,9%, que passará de 571,44 milhões de toneladas na safra passada para 602,18 milhões de toneladas na safra que está começando. A previsão é de que sejam colhidos 8.567,2 mil hectares de canaviais, contra os 8.368 mil hectares na safra passada.


Previsão

O diretor agrícola da Usina Diana, Eduardo Corbucci, informa que a previsão é de que a safra na empresa se estenda até o dia 15 de dezembro, totalizando 1 milhão de toneladas de cana moída, sendo a maior parte da matéria-prima destinada à produção de açúcar. O volume é 9% superior ao processado na safra passada, que to totalizou 920 mil toneladas de cana, consequência da perda da matéria-prima principalmente de fatores climáticos, como estiagem prolongada e a geada no meio do ano. Para ampliar a produção, ele informa que cresceu o volume de cana comprada pela empresa, que também investiu no plantio de áreas novas próprias e arrendadas. A usina, que emprega 1,2 mil trabalhadores, deve colher o correspondente a 14 mil hectares de cana neste ano. A colheita mecanizada da empresa já representa 75% do total.


Clementina

A abertura da safra pela Clealco foi marcada com uma missa celebrada na manhã de sexta-feira na unidade de Clementina. Na semana anterior também aconteceu um ato ecumênico na unidade de Queiroz para marcar o início dos trabalhos. O diretor-executivo do Grupo Clealco, José Antônio Basseto Junior, informa que a safra na empresa deveria ter começado no começo de abril. Porém, a entressafra neste ano foi prolongada devido ao longo período de estiagem no ano passado. "Neste ano também estamos com áreas com seca grande e isso afetou o início da safra, que atrasou em torno de 20 dias aproximadamente", comenta. Apesar dos imprevistos, ele prevê aumento na produção na atual safra. A primeira estimativa de campo da empresa é que sejam moídas 6,7 milhões de toneladas de cana, aumento de 6% se comparado com os 6,3 milhões de toneladas moídas da safra anterior pelas duas usinas.

Neste ano, o grupo faz sua primeira colheita em canaviais plantados em sulco duplo, sistema desenvolvido na Austrália com o objetivo de melhorar o rendimento da lavoura. O gerente agrícola do grupo, Luiz Romeu Voss, informa que esse tipo de plantio foi iniciado no ano passado pela empresa.


Fonte: Folha da Região - Araçatuba/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar