A safra de algodão 2011/2012 deve atingir a marca dos 2 milhões de toneladas, de acordo com representantes do setor. A produção deste ano chegou ao 1,96 milhão de toneladas, um considerável avanço em relação a 2010, quando o volume colhido de algodão brasileiro ficou no 1,2 milhão.
De acordo com o presidente-executivo do Instituto Brasileiro do Algodão e ex-diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha, “o Brasil subiu um nível” na produção da fibra.
No mercado externo, a participação brasileira tende a aumentar expressivamente nos próximos anos graças ao aumento das exportações para a China, hoje principal cliente da fibra brasileira. Somente este ano, os embarques para o país asiático superaram a soma das exportações a Coreia do Sul e Indonésia com 104 mil toneladas enviadas à China, apesar do país possuir uma produção quase 4 vezes maior que a do Brasil.
Os preços em alta também têm influenciado a migração de produtores de grãos para a fibra. Em março deste ano, as cotações do algodão bateram o recorde de 2,195 dólares por libra-peso. Apesar dos preços terem despencado para cerca de US$1,03/libra-peso, os produtores continuam animados com a remuneração, garante Cunha.
Com informações Reuters
Fonte: Notícias Agrícolas com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário