segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Promessa de recorde no plantio



Mundialmente, a produção de alimentos deve encolher na próxima safra, mas em Minas Gerais os agricultores apostam na alta de preço das commodities e preparam plantio recorde. Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ano agrícola 2011/ 2012 aponta que a colheita no estado pode atingir até 10,7 milhões de toneladas, crescimento de 2,4% em relação a safra passada. Já no país, a previsão é que a safra do país atinja 160,5 milhões de toneladas de grãos e cereais, o que sinaliza para queda de 1,5% na produção.

O milho, que vem registrando valorização histórica, em Minas vai ser a estrela da lavoura. Estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aponta para queda mundial de 3% na produção do cereal, mas no estado o crescimento na safra do grão pode chegar a 4,7%, somando produção de 6,8 milhões de toneladas. “Nos primeiros nove meses deste ano, a saca de milho acumulou alta de 55,7%”, aponta Márcia Aparecida Paiva, assessora técnica da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), comparando os preços com igual período do ano passado. Ela aponta que nos Estados Unidos, a utilização do milho para fabricação do etanol tem pressionado os preços.

De olho no mercado e nos estoques mundiais, na região de Unaí, no Noroeste do estado, grandes produtores já tomaram sua decisão de plantio. A área para o milho vai crescer 30%. “O milho é uma cultura de menor risco, por ser menos sensível”, aponta o engenheiro agrônomo da Coagril, maior cooperativa agrícola de grãos da região. Segundo, ele a produtividade também vai crescer de 175 para 180 sacas de milho por hectare.


Fonte: Estado Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar