O Centro Nacional de Pesquisas de Suínos e Aves (CNPSA) da Embrapa, sediado em Concórdia, SC, está com processo de licitação em andamento para a construção de um abatedouro experimental de frangos em suas instalações. O abatedouro, que terá tamanho compacto, mas estrutura e equipamentos iguais aos de um abatedouro comercial, atenderá as necessidades das pesquisas realizadas pela Embrapa Suínos e Aves na área de manejo pré-abate de frangos.
“Este frigorífico terá nórias, insensibilização elétrica, chiller e tudo o que um frigorífico comercial de aves precisa ter, além de atender todos os requisitos de bem-estar animal para o abate das aves”, explica Paulo Sérgio Rosa, pesquisador da área de Produção de Aves.
“Precisamos colocar em prática nossas pesquisas em bem-estar animal durante o manejo pré-abate, principalmente na etapa de insensibilização das aves e, por isso, solicitamos a construção de um abatedouro dentro da nossa unidade em Concórdia”, revela Gerson Neudí Scheuermann, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento.
Segundo ele, o abatedouro experimental terá capacidade para abater mil aves por dia e, se tudo correr dentro na normalidade, deverá operar já no segundo semestre de 2012.
Fonte: AviSite
Nenhum comentário:
Postar um comentário