quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Programa de coleta de embalagens tóxicas no oeste de SC


Produtores de tabaco da região Oeste de Santa Catarina terão nova oportunidade para entregar suas embalagens vazias de agrotóxicos. O roteiro inicia em Guaraciaba, no dia 22 de agosto, e encerra em São José do Cerrito, no dia 3 de novembro.

O recebimento itinerante de embalagens faz parte do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, desenvolvido de forma pioneira pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e empresas associadas, com a parceria da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) e o apoio do InpEV (Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

O programa percorrerá as principais localidades rurais da região, promovendo a oportunidade aos produtores de tabaco de 117 municípios do Oeste catarinense de devolver suas embalagens de agrotóxicos vazias e tríplice lavadas. Os roteiros estão disponíveis no site www.sinditabaco.com.br com detalhamento de localidades, pontos de coleta, data e horário em que os produtores de tabaco poderão levar suas embalagens tríplices lavadas e flexíveis. Acesse o roteiro da Região Oeste - SC

SOBRE O PROGRAMA - Desenvolvido de forma itinerante o programa pioneiro teve início no ano 2000. Atualmente, percorre 2,3 mil pontos de coleta no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, iniciativas semelhantes recebem o apoio das empresas associadas ao SindiTabaco.

Além de oferecer comodidade e segurança aos produtores de tabaco no manuseio com estas embalagens, o programa atende determinação do Artigo 53, do Decreto 4.074, de 4 de janeiro de 2002, sobre o qual os “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos”. Os produtores que aderem ao programa e entregam as embalagens tríplices lavadas, recebem recibos - fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.

Passo a passo da tríplice lavagem (Fonte: InpEV)
1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2. Adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume;
3. Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador.
5. Repetir duas vezes a operação e inutilizar a embalagem, perfurando o fundo;
6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.
Importante: realizar a lavagem durante o preparo da calda, utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Fonte: Adjori

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar