terça-feira, 4 de junho de 2013

Produtores dos EUA correm para plantar grãos no intervalo das chuvas




Chuvas ocasionais ao longo dos próximos 10 dias continuarão a reduzir o ritmo do plantio de milho e soja nos EUA, ameaçando diminuir a área de cultivo e a produtividade no país, disse um meteorologista agrícola nesta segunda-feira.

"Ainda há um sistema ativo", disse o meteorologista John Dee da Global Weather Monitoring. "Não é um modelo perfeito para terminar o plantio."

Agricultores norte-americanos estão enfrentando dificuldades para plantar suas lavouras depois que a chuva atrasou a etapa final da semeadura de milho e empurrou plantio de soja para a menor taxa em 17 anos, disse o Departamento de Agricultura dos EUA no relatório de terça-feira.

Dee disse que as chuvas durante as próximas duas semanas não seriam tão pesadas como anteriormente, o que permitiria algum avanço do plantio. Haverá chuvas leves de 0,3 a 0,8 polegadas na parte ocidental do Meio-Oeste na terça e quarta-feiras e no leste na quarta e quinta-feiras, disse ele.

Chuvas semelhantes ocorrerão entre o final de sábado e segunda-feira.

"As fortes chuvas estão ficando distantes, e haverá algumas oportunidades com janelas de plantio", disse Dee. "É um passo na direção certa, e para as culturas que estão no solo, está perto de uma situação perfeita."

O USDA divulgará dados atualizados de plantio no final desta segunda-feira.

A semeadura lenta de milho e soja tem levantado preocupações sobre a redução de rendimentos na colheita uma vez que fases importantes do desenvolvimento da safra provavelmente serão postergadas para até o período de calor de verão no hemisfério norte. A plantação tardia também aumenta a possibilidade de que geadas precoces possam causar mais danos às culturas.

O USDA informou que o plantio de milho atingiu 86 por cento da área prevista até 26 de maio, aumento de 15 pontos percentuais ante a semana anterior.

O cultivo do milho ficou abaixo dos 99 por cento de um ano atrás, e abaixo da média de cinco anos de 90 por cento. Mas as perspectivas ficaram muito melhores ante duas semanas atrás, quando os campos enlameados atrasaram o cultivo do milho.

Os agricultores cultivaram 44 por cento da área prevista com soja até 26 de maio, ante 87 por cento de um ano atrás, e da média de cinco anos de 61 por cento. Foi o ritmo mais lento para a soja a partir de 1996, quando os agricultores tinham semeado somente 35 por cento de sua safra até o final de maio.

Sam Nelson
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar