terça-feira, 18 de junho de 2013

PR: Agricultores familiares dão exemplo de produção sustentável

Agricultores familiares de 23 municípios do Sudoeste do Paraná selecionados no concurso Propriedade de Referência em Sustentabilidade foram recepcionados, quinta-feira (13), na Secretaria de Estado da Agricultura. Os produtores conheceram os programas que o Governo do Estado oferece nesta área e receberam orientações para melhorar ainda mais sua produção.

O concurso foi promovido pelos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e do Instituto Emater de Francisco Beltrão. Foram avaliadas as propriedades que têm cuidados especiais com o solo, água, florestas e que produzem alimentos de forma sustentável, gerando boa qualidade de vida para o produtor e seus familiares.

Por esses critérios foi eleita a propriedade considerada modelo em cada município. Os selecionados também conhecerão o Porto de Paranaguá e receberão um curso de aperfeiçoamento em empreendedorismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Otamir César Martins, espera que as visitas e palestras acrescentem conhecimento aos produtores. “O desafio é mapear todas as propriedades a partir de um marco zero e analisar como estará o desempenho daqui um ano”, diz.

Para o diretor-técnico da Emater, Natalino Avance de Souza, o trabalho dos técnicos e profissionais contratados pelo governo estadual e dos agricultores alcanço o objetivo de criar renda sem comprometer o meio ambiente. “Estamos no maior Estado agrícola do país e nossa meta é trabalhar uma agricultura com responsabilidade. Esses agricultores são exemplo de sucesso e esperamos que outras propriedades possam copiá-los para que o Paraná seja cada vez mais sustentável”, declarou.

De acordo com Neri Munaro, chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura em Francisco Beltrão, a meta de disseminar a preservação aliada à produção está cada vez mais perto de ser alcançada. “Esses produtores não são apenas modelo, mas formadores de opinião. Assim que voltarem para casa, serão defensores da produção sustentável por acreditarem no trabalho que realizam”.

AGRICULTORES – Os agricultores vencedores do concurso tiveram suas propriedades avaliadas em quesitos sociais, ambientais e econômicos. Muitos trabalharam com a conservação do solo e com o plantio direto, outros tiveram como destaque a qualidade do alimento produzido. Até mesmo a organização da propriedade, a diversificação produtiva e a sucessão familiar valeram como diferenciais.

Geovani Felix, eleito como exemplo no município de Flor da Serra do Sul, produz milho, soja, leite e trigo em 65 hectares, foi reconhecido pela organização da sua propriedade. “Quem imaginaria que um dia eu chegaria a conhecer a Secretaria da Agricultura aqui em Curitiba?”, disse, satisfeito. “Se o terreno que eu planto e me dá sustento ainda produz é porque a Secretaria vem ajudando minha família há muito tempo, desde que meu pai cuidava da terra, há 25 anos”.

Como todos os outros vencedores, quem também se mostra orgulhoso em ser exemplo é Ari Rizzatti, de Francisco Beltrão. “Ninguém trabalhou para ganhar concurso, fizemos porque é o nosso dever. Fomos reconhecidos pela seriedade com que trabalhamos”, destaca Rizzatti. Ele sustenta sua família de seis pessoas com a produção exemplar de leite e grãos.

Estiveram presentes na palestra Silmar Pires Bürer e Adriano Luiz Riesemberg, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); José Tarciso Fialho e Paulo Meira, da assessoria da Seab; Orley Lopes, chefe do núcleo regional da Emater em Francisco Beltrão; Robson Mafoletti, do Sistema Ocepar; Richardson de Souza, do Departamento Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), Marcelo Garrido, do Departamento de Economia Rural (Deral) e Renato Viana, do Departamento de Floresta Plantada (Deflop).

Ganhadores do concurso Propriedade de Referência em Sustentabilidade:

Município de Barracão - Artur Carlos Lucca

Município de Bela Vista da Caroba - Adelar Pedro

Município de Boa Esperança do Iguaçu – Idalino Candiotto

Município de Bom Jesus do Sul – Antonio Ferreira da Silva

Município de Capanema – Jocelito Basso

Município de Cruzeiro do Iguaçu – Orlando Bez

Município de Dois Vizinhos – Roque Link

Município de Eneas Marques – Hermes Guadanhin

Município de Flor da Serra do Sul – Geovani Felix Correa

Município de Francisco Beltrão – Ari Rizzatti

Município de Marmeleiro – Olinto Tognon

Município de Nova Prata do Iguaçu – Silmar Vanazi

Município de Pérola do Oeste – Milton Francisco Patzlaff

Município de Pinhal do São Bento – Alfredo dos Santos

Município de Planalto – Gilmar Gerhardt

Município de Pranchita – Irmãos Minato

Município de Realeza – Silvio Battistela

Município de Renascença – Mario Luiz Corlassoli

Município de Salgado Filho – Jose Alberto Klein

Município de Salto do Lontra – Julio Hossa

Município de Santa Izabel do Oeste – Pedro Schmoller

Município de Santo Antônio do Sudoeste – Elio Braz Rimberger

Município de São Jorge do Oeste – Darcysio Tonello



Agência Estadual de Notícias - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar