segunda-feira, 13 de maio de 2013

USDA mantém produção brasileira de soja recorde

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) manteve a estimativa da produção brasileira de soja em 83,5 milhões de toneladas. O resultado é superior ao projetado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta, de 81,53 milhões de toneladas.

O relatório foi divulgado às 13h (horário de Brasília) desta sexta-feira (10.05). Foram mantidos os estoques finais em 0.125 bilhões de bushels na safra velha, em linha com o que o mercado aguardava. Já para a safra nova houve alta significativa nos estoques finais, para 0.265 bilhões de bushels, acima da estimativa do mercado, de 0.236 bilhões de bushels.

Com relação aos números de produção mundial, o USDA ainda estima que a Argentina irá produzir 51 milhões de toneladas. Os próprios latino-americanos projetam que conseguirão chegar a, no máximo, 48.5 milhões de toneladas.

“Mantemos a posição de mercado aquecido para o curto prazo, devido a imensa dificuldade em originar grãos nos principais produtores Argentina/Brasil/EUA. O fato é que os prêmios estão muito fortes nos EUA, e esperamos a recuperação nos preços no mercado interno”, avalia João Carlos Kopp, da JC.Kopp Consult.

O especialista destaca que, “historicamente, com comprovação estatística, o USDA tende a ser muito otimista para a produção de soja no relatório de Maio. Ou seja, as projeções vieram no topo, e será muito difícil observarmos números mais altos, a não ser que ocorra uma troca de área de milho por soja no último momento – fato este que não acreditamos. Para que se confirmem estes números, tudo tem que correr perfeitamente”.



Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar