segunda-feira, 27 de maio de 2013

Preço do etanol reduz 5% nos últimos dois meses em MT, diz levantamento




O preço do etanol em Mato Grosso registrou queda de 5% nos últimos dois meses, passando de R$ 2 para R$ 1,94 o litro em maio. O levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) fez comparativo da última semana do mês de abril deste ano até o dia 18 desse mês. "A queda no preço dos postos, provavelmente, se deve ao período de safra dacana e a tendência para os próximos meses é que o valor do combustível se mantenha em queda por conta da produção", explicou o diretor executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior.

Em contraponto, o diretor executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool), Jorge dos Santos, acredita que a produção de cana não influencia no preço final que chega ao consumidor. Segundo ele, há sete anos o preço do etanol se mostra mais vantajoso que o da gasolina. Jorge ainda informou que cerca de 14% dessa safra já foi moída, o referente a aproximadamente 16,3 milhões de toneladas de cana. Isso gera em torno de 584.115 milhões de litros de etanol anidro.

"A produção de cana está indo muito bem, melhor que na última safra. Neste ano nós temos um produto maturado e boas condições climáticas, então a qualidade do produto deve aumentar, mas isso não significa que vá interferir no preço praticado nos postos de combustíveis. O que ocorre é que alguns deles estão tomando essas medidas por estarem próximos as áreas de obras para a Copa de 2014, e para não perder clientes eles optam pela diminuição", argumentou.

Do ponto de vista econômico, abastecer com etanol é mais vantajoso do que a gasolina quando o preço do biocombustível equivale a menos de 70% do preço do combustível fóssil. Para saber a porcentagem basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina e multiplicar por 100. Se o resultado for maior que 70, é melhor abastecer com gasolina. Se for menor, prefira abastecer com etanol.

O percentual do etanol anidro na gasolina voltou a ser de 25% desde o dia 1º de maio deste ano. Desde outubro de 2011, o percentual havia sido reduzido pelo governo federal para 20%. A nova medida que foi anunciada pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Minas e Energia, Edson Lobão, faz parte de um pacote de benefícios para impulsionar a indústria do etanol e reduzir a importação de gasolina para manter o preço do combustível estável.


Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar