segunda-feira, 15 de abril de 2013

O valor da comunicação para o setor sucroenergético




A Gerente de Comunicação da Siamig, Mônica Santos, participou da reunião doComitê de Gestão em Comunicação da UDOP, no dia 10/04, em Araçatuba, onde se discutiram assuntos relevantes do setor a serem tratados pela entidade, bem como a necessidade de valorização e maior participação dos profissionais de comunicação nas usinas.

O coordenador de Comunicação da UDOP, Rogério Mian, destacou os trabalhos realizados pela entidade em prol do setor, com destaque para o site e a cobertura de eventos e produção de matérias pela TV UDOP, além de ressaltar assuntos que devem ter maior destaque como a queima da cana e mitigação dos seus impactos, como assinatura de protocolos para eliminação e colheita mecânica.

Mônica Santos sugeriu que fosse realizado um levantamento de dados e produção de matérias sobre a grande contribuição do setor para o desenvolvimento das cidades e região.

Foi proposta pela coordenadora do Comitê, Grécia Santos, a realização de uma pesquisa, a fim de levantar informações sobre a comunicação nas usinas, com perguntas que possam resultar num diagnóstico dessa área. Além da sugestão de outra pesquisa sobre demanda de informações nas usinas, para que se possa ter uma atuação mais efetiva e positiva em relação ao setor.

Incrementar a parceria com entidades de comunicação como a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) foi também sugerido.

Durante o evento ocorreu um debate sobre o desafio das mídias sociais no setor dabioenergia, com a apresentação do novo Facebook da Associação dos Produtores de Bionergia do Mato Grosso do Sul (Biosul), pelo presidente da entidade Roberto Holanda, e as assessoras de Comunicação, Fabiane Sato e Karine Breve.

As usinas estão atentas a essa ferramenta e a importância de postar fotos, sortear brindes e reforçar datas importantes para maior acesso, além do alerta quanto a existência de páginas não oficiais.

Destaque também para a apresentação sobre Comunicação Estratégica, pela gerente de Comunicação Regina Maia do Grupo Raízen, e o Relacionamento com a Mídia Regional por Carlos Eduardo Furlanetti, do Grupo Clealco.

Fernanda Franco, diretora Executiva da ComTexto Comunicação, falou sobre o Gerenciamento de Crise, chamando a atenção para os impactos negativos das ocorrências e necessidade de uma atuação efetiva e imediata junto aos vários públicos de relacionamento.

Ressaltou também o cuidado com as redes sociais quanto ao alinhamento de opiniões e a necessidade de monitoramento 24 horas sobre o que é divulgado nos vários veículos de comunicação, a fim de não deixar sem resposta uma publicação negativa.


Fonte: Siamig - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar