quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mistura de 10% de biodiesel não compromete abastecimento de soja




A produção brasileira de biodiesel tem plenas condições de atender uma mistura superior aos 10% por litro de diesel fóssil em 2020, para quando o governo federal tem dado sinais de autorizar este percentual. A afirmação é do chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral de Sousa Dias, feita na última quarta-feira (29/8) no seminário "O Biodiesel na Agroenergia", promovido pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO), na 35ª Expointer, uma das maiores exposições internacionais de agropecuária do mundo, em Esteio (RS).

Segundo José Cabral, com a mesma área plantada de soja (30 milhões de hectares, pelas previsões do Ministério da Agricultura), em 2020, a produção de biodiesel para 10% de mistura consumirá 35,4% da produção projetada do grão para aquele ano (86,5 milhões de toneladas). "Isso não comprometerá nem o abastecimento interno, nem as exportações", disse ele. Hoje, 14% da soja brasileira vira óleo para a produção de biodiesel.

O seminário na Expointer não se limitou à produção de biodiesel a partir de soja. O próprio chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa falou sobre as pesquisas com o pinhão manso e com crambe, oleaginosa não alimentar, com semente que concentra de 35% a 60% de óleo.

O conselheiro da APROBIO, Alexandre Pereira, falou sobre a produção do biocombustível a partir de sebo bovino. Ele explicou os investimentos em georeferenciamento da localização dos rebanhos na Amazônia legal para evitar o abate de animais criados em reservas ecológicas.

O sebo bovino, antes refugo da indústria bovina, hoje responde por 15% da matéria prima dobiodiesel. Segundo Alexandre, cada animal vivo consome até 8 litros de diesel em sua criação, até o abate. Depois de industrializado, o sebo do mesmo animal gera 20 litros de biodiesel.

Fonte: Investimento e Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar