terça-feira, 13 de março de 2012

Nova raça bovina deve chegar ao Tocantins até o fim de 2012




Secretário Jaime Café concedeu entrevista para vários veículos de comunicação

Parceria garantirá doação de sêmen de gado da raça Retinta para cruzamento com Nelore

Ainda neste mês de março , Brasil e Espanha devem assinar um acordo para introdução da raça Retinta no Brasil. Aproveitando a missão oficial do Estado do Tocantins à Espanha, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, visitou na região da Extremadura as áreas de criação da raça.

“O objetivo desta visita vai além de conhecer o rebanho. Queremos demonstrar o interesse do Tocantins em levar a raça Retinta, ainda este ano, para a região”, declarou Café. O secretário afirmou, também, que o sêmen dos reprodutores será doado pelo Governo Espanhol a produtores de gado e ao Centro de Pesquisa do Estado do Tocantins. “A ideia é fazer o cruzamento do Retinta com o Nelore. Com isso será possível aliar às características do gado que já está adaptada à região, a precocidade, rusticidade e qualidade da raça espanhola”, completa.

O gado da raça Retinta é altamente resistente a grandes períodos de seca. Além disso, são animais com bons rendimentos produtivos e reprodutivos, de grande resistência a doenças e facilmente adaptáveis às alterações climáticas.

A decisão em levar o Retinta ao Tocantins é estratégica, pois em breve os produtores deverão iniciar a exportação da carne produzida no Estado para os países do mercado Comum Europeu. Com o Retinta no Tocantins, a carne destinada à exportação estará adaptada às características e às exigências do consumidor europeu.

Entrevistas

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, concedeu entrevistas na manhã desta sexta-feira, dia 09, aos jornais locais da região de Extremadura. Café informou aos jornalistas que as regiões tanto da Espanha, quanto do Brasil, guardam algumas características comuns, e que esse intercambio poderá beneficiar ambas as economias.





Fonte: Seagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar