quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Trigo RS tem um terço de produto colhido, governo norteia as negociações

No final da última semana, a colheita do trigo gaúcho já alcançava seu terço final a ocorrência de chuvas além de atrasar a colheita como comentado no último informe da EMATER local, desencadeia reações de aumento de atividade enzimática, reduzindo a aplicação industrial dos trigos colhidos e com maturação que já possibilite a colheita. Diferentemente dos primeiros lotes, agora observa-se já rendimentos acima das médias anteriores, o que minimiza os efeitos aos produtores de preços baixos ao menos neste primeiro momento, até que surtam efeito as medidas de garantia de preço mínimo do governo federal, espera-se para hoje no final da tarde a divulgação dos prêmios para escoamento dos produtos.

Observando-se a evolução dos plantios temos 35% da área plantada já colhida, com avanço semanal de 10 pontos percentuais. A colheita desta safra encontra-se 4 pontos percentuais acima da média das últimas cinco safras neste período do ano. Já se encontram em maturação mais 35% dos cultivos, estando o restante 29% em enchimento de grãos e 1% em floração.

A comercialização esteve paralisada nos últimos dias uma função primeiramente dos baixos preços pedidos o Estado e em um segundo momento pela expectativa de intervenção do governo, que acabou se concretizando no final da semana. Está previsto o escoamento de 80 mil toneladas por PEP e mais 10 mil toneladas por PEPRO no Estado. Os preços praticados internamente e de preços mínimos e o excedente interno mostram que o trigo brando deve ser mais viável ao escoamento. Apenas 5 mil toneladas estão reservadas por PEPRO para esta tipologia de trigo (brando) e no PEP não há especificação de classe, o que pode valorizar as pedidas desta classe de trigo com o passar dos eventos que devem ser quinzenais até janeiro, segundo a CONAB.

Fonte: AF News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar