quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Etanolduto não garante já preço menor na bomba, diz mercado




O etanolduto inaugurado nesta segunda-feira (12) pela presidente Dilma Rousseff em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) não vai garantir que o preço do combustível chegue imediatamente mais barato para o consumidor na bomba, segundo especialistas e instituições ouvidos pela Folha.

A constatação contraria a declaração da presidente. Segundo ela, o transporte do etanolpelos dutos vai baratear o biocombustível para o consumidor. Dilma, porém, só não disse quando.

O etanolduto foi construído pela Logum, consórcio formado pela empresas Petrobras, Copersucar, Raízen, Odebrecht, Camargo Corrêa e Uniduto Logística, ao custo de R$ 1 bilhão e conta com recursos públicos federais.

A dutovia tem cerca de 206 quilômetros e liga Ribeirão Preto --um dos maiores polos produtores de etanol do país-- a Paulínia (117 km de São Paulo) --um dos mais importantes centros de distribuição de combustíveis.

Segundo Marcos Fava Neves, professor da área de planejamento da Fea-Usp de Ribeirão Preto, o ganho que as empresas terão com o duto será usado para fazer caixa e saldar dívidas realizadas.

"Não vai ocorrer essa queda do preço do etanol [prevista pela presidente], pois hoje se opera com prejuízo ou margens negativas. Esta economia [com o custo do transporte] deverá ser em boa parte absorvida pelas empresas", disse o docente.

De acordo com ele, a economia só será repassada para o consumidor quando o etanolfor lucrativo. "Isso acontecerá quando voltar a Cide na gasolina e cair o Icms sobre oetanol nos Estados", disse Fava Neves.

Venceslau Borlina Filho
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar