quarta-feira, 3 de julho de 2013

Produtores comercializam 64,4 milhões de toneladas de soja

Em Mato Grosso, venda da soja está atrasada em relação ao ano passado

Os produtores brasileiros já comercializaram 64.480 milhões de toneladas de soja da safra 12/13, de acordo com a SAFRAS & Mercado. O volume representa 78% do total estimado para a temporada, de 82.336 milhões de toneladas. Mesmo com uma evolução mensal de sete pontos percentuais, a venda desta safra está atrasada se comparado aos negócios fechados para o ciclo anterior que neste mesmo período alcançava 92% da produção.

Em Mato Grosso, maior produtor da oleaginosa do país, cerca de 88% da safra foi comercializada até junho. O índice também é abaixo do que foi na temporada anterior, de 98,3%. Mesmo assim, os produtores já começaram a negociar a produção da safra 12/13, atingindo 21,7% da produção de 25,2 milhões de toneladas. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea)

"Tivemos o firme andamento no fluxo dos negócios por parte dos produtores. Considerando a manutenção aproximada no tamanho da safra, a motivação central para a aceleração das vendas ficou concentrada na variável preço, que depois de um período de pressão, voltou a subir neste último mês e trouxe de volta os vendedores ao mercado", afirmou o analista associado do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior.



Agrodebate..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar