segunda-feira, 17 de junho de 2013
Usina hidrelétrica entra em operação em Mato Grosso do Sul
A primeira de duas unidades geradoras da Usina Hidrelétrica São Domingos entrou em funcionamento comercial nesta sexta-feira (14), em Mato Grosso do Sul. O empreendimento está localizado no Rio Verde, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, região leste do estado.
Segundo o diretor de engenharia e operação da Eletrosul, responsável pela hidrelétrica, Ronaldo dos Santos Custódio, a previsão é que a segunda unidade geradora seja colocada em operação ainda em 2013. As duas têm capacidade suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 550 mil habitantes.
Com o início da operação da usina, a expectativa é que novos investidores se instalem na região, favorecendo a economia e a geração de empregos. O empreendimento teve investimento de R$ 485 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desses, R$ 14 milhões foram usados em projetos socioambientais.
Os municípios de abrangência da usina serão Água Clara e Ribas do Rio Pardo. Nos próximos 30 anos, eles receberão uma compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos para geração de fonte de energia.
A barragem da usina tem 32 metros e forma um reservatório de aproximadamente 19 quilômetros quadrados e volume de 131 milhões de metros cúbicos. O canal tem 400 metros de comprimento e seis metros de profundidade.
Fonte: Portal G1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário