sexta-feira, 5 de abril de 2013

Preço da energia aponta acerto em não renovar concessões, diz Cesp

O presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Mauro Arce, disse que o alto preço da energia no mercado de curto prazo (spot) em 2013 confirma que foi acertada a decisão do grupo de recusar a renovação dos contratos de concessão de suas três usinas (Três Irmãos, Ilha Solteira e Jupiá).



"A Cesp havia vendido em torno de 700 megawatts médios (MWmed) de energia. Se ela entregasse essa energia em cotas [às distribuidoras, como previa a renovação], ela teria que comprar essa energia no mercado", justificou o executivo momentos antes de participar de audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Arce informou que a usina Três Irmãos está com o contrato vencido desde novembro de 2011. "A gente pediu a renovação por mais vinte anos. Não houve manifestação do governo, somente quando veio a Medida Provisória [579/2012]", disse. As outras duas usinas - Ilha Solteira e Jupiá - terão os contratos encerrados em julho de 2015.

Segundo ele, ao temer o risco de levar prejuízo com a renovação dos contratos, a Cesp buscou auferir ganhos com energia que ainda poderia negociar no mercado spot. Arce afirmou que a companhia lucrou cerca de R$ 200 milhões somente no mês de janeiro.

"Por incrível que pareça isso aconteceu da forma pior que a gente poderia imaginar, porque o Preço de Liquidação das Diferenças aumentou bastante em função da necessidade de geração térmica [energia mais cara]", disse. "Teríamos que comprar energia num preço que a gente não tinha como estimar. E, agora, a gente descobre que era um preço muito alto", completou.

Fonte: Valor On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar