quinta-feira, 7 de março de 2013
Índia considera aliviar controles sobre setor açucareiro
A Índia, maior consumidor mundial de açúcar, poderá considerar aliviar as restrições sobre sua fortemente controlada indústria açucareira, à medida que perspectivas de uma grande produção criam condições para liberalização sem risco de aumento expressivo de preços.
A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo ministro dos Alimentos, K.V. Thomas, que disse que o governo poderá fazer tais considerações até a próxima semana.
O segundo maior produtor mundial de açúcar após o Brasil tem explorado opções para liberar o setor de vários controles a fim de evitar ciclos de excesso de oferta e escassez.
A medida também pode ter impacto internacionalmente, uma vez que em 2009 a Índia importou grandes quantidades de açúcar, colaborando para elevar o preço a uma máxima de 30 anos. O país voltou a ser exportador em 2010/11.
"Temos respondido a alguns questionamentos do Ministério das Finanças e agora a proposta será considerada pelo Gabinete até a próxima semana", disse Thomas.
O sul do país asiático deve produzir pelo menos 25 milhões de toneladas de açúcar no ano 2012/13 até em 30 de setembro, disse Thomas, maior que a demanda local de cerca de 22 milhões de toneladas.
As usinas indianas de açúcar produziram 18,8 milhões de toneladas da commodity entre 1o de outubro e 28 de fevereiro na temporada - 60 mil toneladas a menos que no ano anterior.
Mayank Bhardwaj
Fonte: Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário