segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Consumo de combustíveis cresce 15% em MT e supera 2 bi de litros




O consumo de combustíveis no acumulado de janeiro a setembro deste ano em Mato Grosso cresceu 15,4% na comparação com o igual período de 2011. Em nove meses foram 2,5 bilhões de litros de gasolina, etanol hidratado e óleo diesel, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (Sindipetróleo), com base em dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Dentre os itens, a maior demanda incidiu sobre a gasolina, cujo crescimento no idêntico intervalo chegou a 26,8%. De acordo com a ANP, o comércio do derivado do petróleo passou de 348,5 milhões de litros para 2011 para 441,7 milhões de litros até o mês de setembro de 2012.

O óleo diesel também registra recordes na comercialização. No acumulado do ano o crescimento chegou a 15,1%, sendo que até setembro foram consumidos 1,8 bilhão de litros, 17,6 milhões de litros a mais que igual período do ano passado, informou o Sindpetróleo.

Já o álcool hidratado registrou um leve crescimento (0,7%) entre os anos de 2011 para 2012. O consumo chegou a 251,7 milhões de litros até o mês de setembro, sendo à mesma época do ano anterior um total de 249,9 milhões de litros.

De acordo com o Sindicato, o mês de setembro contribuiu para puxar o crescimento - ainda tímido - no consumo do etanol pelo motorista mato-grossense. Isto porque, segundo a categoria, em setembro as vendas de etanol hidratado superaram o consumo registrado nos oito primeiros meses de 2011 (janeiro a agosto).

Para o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior, o movimento de alta na comercialização do etanol traduz a busca do consumidor por combustíveis mais vantajosos financeiramente. "Mantendo-se os preços atuais, a expectativa é de que oetanol deverá apresentar um crescimento acentuado nos próximos meses", avaliou.

Leandro J. Nascimento
Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar