quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Valor do açúcar no exterior mantém retração




O açúcar liderou as commodities na semana passada com ganhos de 5,5%, à frente do suco de laranja e algodão que subiram pouco mais de 1,3%, e dos grãos que caíram 3%, café que amargou queda de 3,5% e no último lugar da lista o cacau que derreteu mais de 5%.

Depois de dois anos ausentes, as usinas indianas importam 450 mil toneladas deaçúcar do Brasil para embarques em outubro/dezembro ao preço médio de 19,70 centavos de dólar por libra-peso FOB Santos.

Os preços internos mais altos no mercado indiano encorajaram as usinas a importaraçúcar mais barato do mercado internacional, forçando a alta dos preços.

Porém, o preço médio de produção do Centro-Sul para a safra 2012/2013 pelo modelo desenvolvido pela Archer Consulting aponta R$ 35,8405 por saca posto Usina, porém, os custos de produção apresentam uma alta significativa, que desde 2008/09 tem subido a uma velocidade de quase 14% ao ano e este ano, e a previsão de que o prejuízo este ano deva situar-se em torno de 6%.

Já no fechamento do mês de setembro, os preços internacionais do açúcar recuaram 1,3% na comparação com agosto. Os contratos com entrega em outubro encerraram o último dia 27, a 19,60 centavos de dólar por libra-peso, queda de 1,3% contra o fechamento do mês de agosto, que fora de 19,86 cents/libra na sessão do dia 31.

Segundo relatório de agosto da Organização Internacional do Açúcar (OIA), a produção mundial de açúcar vai superar a demanda em 5,9 milhões de toneladas na temporada 2012/13 (out-set).

Contudo, o mercado parece ter encontrado um "chão" em setembro, um pouco abaixo dos 20 centavos de dólar por libra-peso, se estabilizando ao redor desse importante suporte psicológico.

Uma razão para o estancamento das reduções de preço pode estar relacionada ao fato de que as cotações futuras do açúcar bruto estão quase deixando de cobrir os custos de produção no Brasil, principal produtor mundial.

Outro fator que ajudou a segurar o mercado em setembro foi a redução na estimativa de produção para o centro-sul do Brasil, que reduziu a estimativa de produção de 33,1 milhões de t para 32,7 milhões de t.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar