quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Portaria que aumenta mistura de etanol na gasolina sairá em breve
A portaria interministerial que definirá o aumento da mistura de álcool anidro na gasolina, de 20% para 25%, será divulgada nos próximos dias, segundo uma fonte do governo. A decisão pela elevação já foi tomada há uns 15 dias, mas o documento está em processo de finalização, pois deve contar com duas datas de entrada em vigor da nova margem. A primeira, mais conservadora, deverá ser para o dia 1º de junho. Caso a safra seja robusta e a demanda crescente, o novo percentual passará a valer antes, em maio ou mesmo abril.
Publicar uma decisão com pelo menos seis meses de antecedência é uma questão estratégica para o governo. A intenção é sinalizar ao mercado que o produto será necessário no futuro e, com isso, fazer com que os agricultores ampliem suas decisões de plantio. Mais do que atender à demanda crescente do mercado, com a explosão de vendas de carros incentivadas pela desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ou diminuir a necessidade de importação de combustíveis, o governo está de olho no impacto que pode haver sobre a inflação de 2013.
Isso porque os preços tendem a subir quando há falta de produto e a cair quando a demanda é menor do que a oferta. Agora, o momento é de entressafra da cana, com baixa entrega de etanol no mercado. O temor é o de que o aviso tardio de que haverá mais consumo de anidro na gasolina leve à escassez do álcool para outros fins com consequente alta de preço. Isso em um contexto de expectativa para a inflação já acima do centro da meta de 4,5% no ano que vem.
A expectativa é de que, com a notícia, os agricultores se empenhem em aumentar o processamento da cana em 25 milhões de toneladas. Esse montante significaria um volume extra de pouco mais de 2 bilhões de litros de álcool no próximo ano.
O diretor-técnico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio Rodrigues Pádua, disse que ainda não viu o texto final, mas comemora a decisão do governo. "Com isso, já se definem as regras do jogo. Não dá para começar um processo sem saber para onde se vai", disse ele. A informação é importante, conforme o diretor, para que as empresas planejem suas atividades no longo prazo.
O patamar atual de anidro na gasolina em 20% foi decidido há exatamente um ano, quando a faixa era de 25%. Essa diminuição ocorreu em função da quebra de safra decana por causa do clima e também da redução dos investimentos no setor. O governo vem tentando estimular a produção de etanol por meio de várias frentes, inclusive com financiamento a taxas baixas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para renovação de canaviais. A expectativa é de que haverá mais folga na oferta da safra 2013/2014.
Fonte: Agência Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário