terça-feira, 16 de outubro de 2012
Governo filipino quer adiantar exportações de açúcar aos EUA
As Filipinas estão avaliando adiantar as exportações de açúcar demerara para os Estados Unidos com o objetivo de impedir o excesso de oferta no mercado local, que pode pressionar os preços, disse nesta quinta-feira o órgão estatal filipino Administração Reguladora do Açúcar (SRA, na sigla em inglês).
"Ainda não há embarques agendados para os Estados Unidos. O que está sendo estudando é uma proposta dos produtores de açúcar de exportar para os EUA mais cedo do que o usual, talvez por volta de dezembro", disse o integrante do conselho de diretores do SRA a repórteres.
O chefe de gabinete do órgão, Jose Rojo Alisla, destacou que o pedido vem na sequência de uma queda considerável nos preços domésticos para 1.420 pesos filipinos (US$ 34,14) por saca de 50 quilos, ante 1.600 pesos filipinos (US$ 38,47) há duas semanas.
As Filipinas tem uma cota de exportação para os EUA de 138 mil toneladas no ano que vem. Este ano, as vendas aos EUA totalizaram 211 mil toneladas, após uma autorização adicional de Washington. Os embarques costumam começar em janeiro.
O país também está tentando exportar 150 mil toneladas adicionais para mercados como Japão, Indonésia, Coreia do Sul e Vietnã, destacou Alisla.
A produção de açúcar demerara no ano safra 2012/13, que começou em 1º de setembro, deve alcançar 2,35 milhões de toneladas, aumento de 5% ante o ano safra anterior. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário