quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Elevação da mistura na gasolina já está definida
A portaria interministerial que definirá o aumento da mistura de álcool anidrona gasolina, de 20% para 25%, será divulgada nos próximos dias, segundo uma fonte do governo. A decisão pela elevação foi tomada há cerca de duas semanas, mas o documento está em processo de finalização, pois deve contar com duas datas de entrada em vigor da nova margem.
A primeira, mais conservadora, deverá ser para o dia 1.º de junho. Caso a safra seja robusta e a demanda crescente, o novo porcentual passará a valer antes, em maio ou mesmo abril.
Publicar uma decisão com pelo menos seis meses de antecedência é uma estratégica de governo. A intenção é dar sinais ao mercado que o produto será necessário no futuro e, com isso, fazer com que os agricultores ampliem as decisões de plantio. Mais do que atender à demanda crescente, com a explosão de vendas de carros - puxada pela desoneração do IPI - ou diminuir a necessidade de importação de combustíveis, o governo está de olho no impacto que pode haver sobre a inflação de 2013.
Isso porque os preços tendem a subir quando há falta de produto e a cair quando a demanda é menor do que a oferta. O temor é o de que o aviso tardio leve à escassez doálcool para outros fins com consequente alta de preço.
A expectativa é de que, com a decisão, os agricultores se empenhem em aumentar o processamento da cana em mais 25 milhões de toneladas. Esse montante significaria um volume extra de pouco mais de 2 bilhões de litros de álcool no próximo ano.
O diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Antonio Rodrigues Pádua, disse que ainda não viu o texto final, mas comemora a decisão do governo. / C.F. e E.R.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário